Rehagro Blog

Germinação: o que é e como ocorre esse processo?

A germinação é o ponto central de qualquer agricultura e a semente é o insumo primordial, principalmente em casos de cereais.

Muitos produtores seguem o ciclo comum de: plantar a semente em solo fértil; irrigar; manejar pragas, doenças e plantas daninhas e, por fim, colhem. No entanto, se a semente não germinar, não adiantará de nada os demais processos.

Como ocorre a germinação?

Conseguir visualizar o “nascimento” de uma plântula, quando a semente se rompe e inicia seu desenvolvimento, emitindo a primeira estrutura, que é a radícula, é realmente incrível.

Estrutura da fenologia do milhoFigura 1: Fenologia do milho. Fonte: Pioneer Sementes

Essa, porém, é apenas a parte visual externa, pois o mais importante ocorre internamente com substâncias, hormônios e transformações.

Todo o processo inicia com a entrada da água no embrião de uma semente. É o que explica Evandro Fagan, que é professor e pesquisador de fisiologia da produção do Rehagro.

“Quando a água entra, ela ativa a giberelina, que está na estrutura do embrião.” – pontua Evandro.

A giberelina é um tipo de hormônio vegetal que ajuda a regular diversos processos de desenvolvimento, então ela tem forte papel na germinação. Esse hormônio ainda ativa enzimas igualmente importantes para o processo.

A emissão da radícula só ocorre quando outro processo, dependente da giberelina e da ativação de enzimas, ocorre.

Evandro exemplifica com uma monocotiledônea, como o milho, e também mostra com uma dicotiledônea, como a soja. Os processos são parecidos, mas possuem suas diferenças.

Uma produção de grãos depende de muitos fatores, inclusive que vão além da lavoura. No entanto, entender detalhadamente o processo inicial do desenvolvimento de qualquer cultura agrícola, pode fazer toda a diferença.

Nesse caso da germinação, por exemplo, deixa claro a importância da disponibilidade de água nesse início. Mostra também que o processo diverge de acordo com o tipo de semente.

Entender cada fase de cada processo com propriedade de conhecimento, pode ser o que resultará em colheitas fartas depois, ou no manejo mais adequado em cada etapa do processo. E, claro, isso pode te destacar no mercado, seja como produtor ou especialista do setor.

Aprenda pontos importantes sobre a safra da soja com o webinar “Manejo fisiológico da cultura da soja”, ministrado pelo professor e pesquisador Evandro Fagan, uma aula completa e 100% gratuita.

Webinar Manejo fisiológico da cultura da soja

Seja o melhor especialista em produção de grãos

O Rehagro é um grupo composto de vários segmentos e todos eles voltados para o agronegócio. Isso o torna completo e referência no assunto.

A faculdade Rehagro possui a Pós-graduação em Produção de Grãos, que é um curso em formato EAD e que já recebeu o título de melhor curso nessa modalidade no segmento agrícola pela revista Exame.

Além disso, todos os professores também prestam consultorias, ou seja, possuem vivência prática e atualizada das tendências de mercado.

Com essa pós-graduação, além da fisiologia, você ainda dominará:

  • Fertilidade dos solos;
  • Proteção de Plantas;
  • Agricultura de precisão;
  • Elaboração de projetos e muito mais.

Tudo para te tornar especialista de destaque e renome na área. Você terá acesso a dados e situações reais, com feedback personalizado e individual, para seu máximo desenvolvimento e desempenho.

Você quer resultados satisfatórios em sua produção e carreira? Então clique e conheça mais sobre o curso:

Pós-Graduação em Produção de Grãos

Comentar