Rehagro Blog

Germinação de sementes: como esse processo ocorre?

Plantas de soja em fase de crescimento

A germinação é o ponto central de qualquer agricultura e a semente é o insumo primordial, principalmente em casos de cereais.

Muitos produtores seguem o ciclo comum de: plantar a semente em solo fértil; irrigar; manejar pragas, doenças e plantas daninhas e, por fim, colhem. No entanto, se a semente não germinar, não adiantará de nada os demais processos.

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Como ocorre a germinação de sementes?

Conseguir visualizar o “nascimento” de uma plântula, quando a semente se rompe e inicia seu desenvolvimento, emitindo a primeira estrutura, que é a radícula, é realmente incrível.

Estrutura da fenologia do milhoFenologia do milho. Fonte: Pioneer Sementes

Essa, porém, é apenas a parte visual externa, pois o mais importante ocorre internamente com substâncias, hormônios e transformações.

Todo o processo inicia com a entrada da água no embrião de uma semente. É o que explica Evandro Fagan, que é professor e pesquisador de fisiologia da produção do Rehagro.

“Quando a água entra, ela ativa a giberelina, que está na estrutura do embrião.” — pontua Evandro.

A giberelina é um tipo de hormônio vegetal que ajuda a regular diversos processos de desenvolvimento, então ela tem forte papel na germinação. Esse hormônio ainda ativa enzimas igualmente importantes para o processo.

A emissão da radícula só ocorre quando outro processo, dependente da giberelina e da ativação de enzimas, ocorre.

Evandro exemplifica com uma monocotiledônea, como o milho, e também mostra com uma dicotiledônea, como a soja. Os processos são parecidos, mas possuem suas diferenças.

E-book 7 passos para obter sucesso no plantio de grãos

Uma produção de grãos depende de muitos fatores, inclusive que vão além da lavoura. No entanto, entender detalhadamente o processo inicial do desenvolvimento de qualquer cultura agrícola, pode fazer toda a diferença.

Nesse caso da germinação, por exemplo, deixa claro a importância da disponibilidade de água nesse início. Mostra também que o processo diverge de acordo com o tipo de semente.

Entender cada fase de cada processo com propriedade de conhecimento, pode ser o que resultará em colheitas fartas depois, ou no manejo mais adequado em cada etapa do processo. E, claro, isso pode te destacar no mercado, seja como produtor ou especialista do setor.

Quer tomar decisões mais estratégicas na produção de grãos e se destacar como referência técnica no campo?

Seja você produtor, consultor ou profissional do setor, dominar o sistema de produção de grãos é o diferencial que separa quem apenas atua no agro de quem é reconhecido como referência.

A Pós-graduação em Produção de Grãos do Rehagro une prática e gestão em um programa completo, com suporte técnico, aulas ao vivo e aplicação direta no dia a dia do campo.

Descubra como impulsionar sua performance na produção de grãos!

Pós-graduação em Produção de Grãos

1 comentário