O Brasil é o maior produtor de café do mundo, de acordo com a Organização Internacional do café (2018), no ano safra 2017-2018 o Brasil foi responsável por volta de 31,9% da produção mundial de café, estando a frente dos Países: Vietnã, Colômbia, Indonésia, Honduras, Etiópia, Índia, Uganda, Peru e México. Além disso, o País se destaca como maior exportador desse produto, resultando assim em grande importância para o país. Atualmente, o café é relevante fonte de receita para centenas de município, assim como, grande gerador de empregos no Brasil. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a cadeia produtiva de café é responsável pela geração de mais de 8 milhões de empregos no País, proporcionado assim renda, acesso a saúde e à educação para os trabalhadores e suas famílias.
Estados produtores no Brasil
Os estados que apresentam maior participação na produção de cafés são: Minas gerais (1°), Espírito Santo (2°), São Paulo (3°), Bahia (4°) e Rondônia (5°), além desses citados, os estados do Paraná, Rio de janeiro, Goiás e Mato Grosso, também apresentam participação nesse cenário, entretanto, a porcentagem é bem menor.
Tabela 1. Estimativa de produção de café dos estados brasileiros realizado em janeiro de 2019 pela CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento).
Estados | Produção 2018 (mil sc) |
Minas Gerais (MG) | 33.360,40 |
Espírito Santo (ES) | 13.739,00 |
São Paulo (SP) | 6.302,3 |
Bahia (BA) | 4.550,2 |
Rondônia (RO) | 1.978,20 |
Fonte: Adaptado CONAB (2019).
Área cultivada de café
De acordo com a CONAB (2019), a área total cultivada no país com café, considerando as espécies C. arabica e C. canephora, totaliza 2,16 milhões de hectares no ano de 2018. Desse total, 316,6 mil hectares (14,7%) estão em formação e 1,84 milhões de hectares, em produção, o que representa 85,3% da área.
(Fonte: Do autor)
Produção de Coffea Canephora. (Fonte: Do autor)
Em relação às espécies, a produção de café arábica, estimou-se produção entre 36,12 milhões e 38,16 milhões de sacas em 2018. Já o C. canephora apresentou produção estimada entre 14,36 milhões e 16,33 milhões no mesmo ano. Dessa forma, o café arábica apresentando maior produção e também maior área plantada no país (CONAB, 2019).
Consumo de café no Brasil
Quanto ao consumo dessa bebida, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de café (ABIC), considerando o período de novembro 2017 a outubro de 2018 o país consumiu 21.004.430 sacas/ano. O consumo per-capita de café em grão cru (kg/hab.ano) foi de 6,02, e em grão torrado moído 4,82 (kg/hab.ano). Sendo observado no referido período maior consumo em relação ao período anterior.
Tem crescido também a procura por cafés de melhor qualidade, possivelmente isso é resultado do maior conhecimento sobre cafés, suas características, as diferentes formas de preparo, as diferentes regiões produtoras e, além disso, também é devido ao conhecimento dos benefícios do café a saúde humana.
Benéficos do consumo de café a saúde humana
Dentre os benefícios do consumo de café, podemos citar: o efeito positivo na memória, prevenção de diabetes, alívio dos sintomas do mal de Parkinson, proteção contra o Alzheimer, diminuição do risco de esclerose múltipla, estímulo ao metabolismo, combate a depressão e redução do risco de doenças cardíacas. No entanto, destaca-se a importância de um consumo moderado, assim como, seu consumo sem a adição de açúcar.
Referências:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE CAFÉ. Indicadores da Indústria de Café. Disponível em: http://abic.com.br/estatisticas/indicadores-da-industria/
COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Acompanhamento de safra brasileira, café: quarto levantamento, janeiro/2019. Disponível em: https://www.conab.gov.br/info-agro/safras/cafe Acesso em: 25 fevereiro 2019.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. Café no Brasil. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/politica-agricola/cafe/cafeicultura-brasileira
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO CAFÉ. Disponível em: http://www.ico.org/
Comentar