Rehagro Blog

Métodos de preparo de café: Coado, Hario V60, Moka (ou Cafeteira Italiana) e Aeropress

Métodos de preparo de café 

Vários são os métodos de preparo de café que podem ser feitos, cada um com a sua particularidade. Dentre os métodos, temos: Coado, Hario V60, Moka (Cafeteira italiana), Aeropress, Chemex, Franch Press, Globinho e Pressca.

Nesse texto falaremos sobre os métodos de preparo: Coado, Hario V60, Moka (cafeteira italiana) e Aeropress.

Para saber sobre os métodos Chemex, Franch Press, Cafeteira Globinho e Pressca, clique aqui.

Coado 

O café coado surgiu na França por volta de 1780, e se popularizou na Inglaterra em 1815. No entanto, os cafés eram coados em coadores de algodão ou linho com um trançado de má qualidade, o que não deixava a bebida tão agradável. Assim, em 1908 a dona de casa alemã Melitta Bentz, inventou o primeiro filtro descartável de papel. A partir disso, o café coado em filtro de papel ou de pano ganhou espaço, sendo atualmente por sua praticidade, eficiência e qualidade, um dos métodos mais utilizados pelos brasileiros. 

No preparo do café coado, o ideal é que se utilize cafés com moagem média ou fina. Em relação ao tempo de preparo, após a água ferver, demora-se cerca de 3 minutos. Esse método possui baixa dificuldade no preparo, baixo investimento e média complexidade de sabor. Dessa forma, o sabor da bebida por esse método, geralmente, é mais leve, doce e com acidez acentuada. Uma desvantagem em comparação aos outros métodos é que não há o controle em nenhuma etapa de extração, dessa forma não é possível prever a potência dos elementos presentes no café na xícara.

Métodos de preparo de café

(Foto: site Vila café)

Modo de preparo do café coado:

– Escalde o filtro com água fervente para evitar qualquer transferência de resíduos para a bebida;

– Coloque o pó no filtro, espalhando-o uniformemente, sem compactar;

– Despeje a água, antes da fervura (90ºC) ou após fervura (98ºC), em pequenas quantidades sobre o pó das beiradas para o centro do filtro, para umedecê-lo e deixe por cerca de 30 segundos. Posteriormente, despeje o restante do líquido lentamente no centro do filtro.

Hario V60

O Hario V60 é um método japonês similar ao café coado, onde também se utiliza um filtro de papel. No entanto, o porta filtro apresenta linhas espirais ou veios na parte interna, com isso proporciona a expansão do pó de café no momento em que a bebida é coada. Há também um grande orifício circular na parte inferior do coador permitindo que a velocidade seja controlada, além de impedir o acúmulo de resíduos na base da extração. 

Dessa forma, o filtro de papel segue em um modelo diferente. Ele possui formato de cone, o que permite uma filtragem rápida, igualitária e uniforme. A moagem indicada é de média para fina e seu tempo de preparo é similar ao café coado comum. O resultado desse método é uma bebida adocicada e com sabor suave, na qual fica evidente todas as nuances do café. Dentre as poucas desvantagens do método, é o uso de filtros específicos, dessa forma, não estão disponíveis para venda em qualquer supermercado como o filtro comum. 

Métodos de preparo de café

(Foto: site Grão gourmet)

Modo de preparo do café Hario V60:

  • Escalde o filtro com água fervente para evitar qualquer transferência de resíduos para a bebida;
  • Coloque o pó no filtro, espalhando-o uniformemente, sem compactar;
  • Despeje a água aquecida a 92°C, em pequenas quantidades sobre o pó das beiradas para o centro do filtro, para umedecê-lo e deixe por cerca de 30 segundos. Posteriormente, despeje o restante do líquido lentamente no centro do filtro.

Moka (ou Cafeteira Italiana)

Criada em 1933 por Alfonso Bialetti, a cafeteira Moka ou Italiana é conhecida por preparar um café forte, encorpado e saboroso, tendo características de café expresso. A Moka geralmente é de metal, formada por três compartimentos: base, dispenser de pó e parte superior com filtro na base. O café por esse método pode ser preparado em menos de 4 minutos, sem o uso de filtro de papel e sem a necessidade de verter a água sobre o pó.

O recomendado é que se utilize moagem média/grossa, pois a fina pode entupir o filtro e impedir a passagem da água. Além disso, o controle do fogo nesse método é essencial, pois o metal muito quente pode ocasionar a queima do café.

Métodos de preparo de café

(Foto: site coisas da Léia)

Modo de preparo do café – Moka ou Cafeteira Italiana

  • Colocar água até a válvula de segurança indicada na cafeteira;
  • Colocar a quantidade de pó adequada na peça central;
  • Em seguida encaixar a parte superior da Moka e levar ao fogo;
  •  Quando a água começar a subir, é hora de tirar a cafeteira do fogo;
  • Antes de servir o café, o ideal é mexer o café com uma colher na cafeteira para uniformizar a densidade.

Aeropress

A Aeropress foi criada em 2005 pelo engenheiro Alan Adler, apesar de ser um método recente, encanta pela praticidade e pela variedade de possíveis receitas, podendo apresentar uma xícara intensa com características de um café expresso, ou até mesmo uma bebida suave, com acidez acentuada, lembrando o café coado. Com isso, o método permite variações de moagem, de acordo com a preferência e apresenta baixo tempo de preparo, de apenas 2 minutos. Além disso, a Aeropress também é portátil e de fácil manipulação, possui formato de cilindro e duas peças que se encaixam, formando um vácuo. 

O método não dispensa a utilização de filtro, podendo ser de papel ou metálico. O filtro de papel é descartável, e pode reter alguns óleos, produzindo uma bebida mais limpa com menor amargor. Apesar de ter um preço acessível, no Brasil ainda é difícil encontrar locais de venda. 

Já o filtro metálico não é descartável, podendo ser mais econômico por não necessitar de trocas de filtros. Esse tipo de filtro gera uma bebida menos limpa, por não segurar tantas partículas, com isso, uma bebida mais amarga. Havendo também dificuldades para encontrar locais de venda no Brasil.

(Foto: site cafeculturabrasil)

Existem duas maneiras de utilizar a Aeropress, pela montagem tradicional e pela montagem invertida:

Modo de preparo – Aeropress – pela montagem tradicional

  • Escalde o filtro de papel ou metálico;
  • Coloque o pó de café dentro da AeroPress;
  • Adicione água até a marca 1 e aguarde 15 segundos;
  • Após coloque mais água até marcar 220g de água ou até a marca 4;
  • Tampe com o pistão e aguarde 1 minuto;
  • Pressione o êmbolo.

Modo de preparo – Aeropress – pela montagem invertida:

  • Escalde o filtro de papel ou metálico;
  • Encaixe o êmbolo na camisa do pistão, vire-o de cabeça para baixo, de modo que o encaixe da peneira fique virado para cima;
  • Coloque então o pó de café dentro da AeroPress;
  • Adicione água até a marca 4, aguarde 15 segundos, depois coloque mais água até marcar 220g de água ou até a marca número 1;
  • Tampe com o filtro e aguarde 1 minuto;
  • Depois é só virar o lado da peneira para baixo, ou seja, dentro da caneca, e pressionar.

 

 

Comentar