Rehagro Blog
Cafeeiro com gesso agrícola no solo

Calcário x gesso agrícola: quais são as principais diferenças?

O calcário e o gesso são insumos muito importantes de serem utilizados nas lavouras de café. No entanto, ainda se tem dúvidas em relação à atuação e as diferenças entre eles.

A seguir, veremos as principais diferenças de calcário x gesso.

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


O que é o gesso agrícola?

Gesso agrícola é um subproduto da indústria de fertilizantes fosfatados, em que a partir da reação da rocha fosfatada com o ácido sulfúrico se dá a formação do adubo fosfatado e o resíduo desta reação química é o sulfato de cálcio, popularmente conhecido como gesso agrícola.

Gesso agrícola aplicado em lavoura de caféGesso agrícola em lavouras de café. (Foto: Larissa Cocato)

O que é o calcário?

O calcário é uma rocha sedimentar, que tem em sua composição carbonato de cálcio, podendo ter outros compostos.

Calcário aplicado em superfície de uma lavoura de caféCalcário em superfície. (Foto: Luiz Paulo Vilela)

Quais são as diferenças entre eles?

Tabela com as diferenças entre o calcário e o gesso agrícolaDiferença entre calcário e gesso

O calcário corrige a acidez dos solos, essa correção se faz necessária para promover maior eficiência na absorção de água e nutrientes pelas plantas e consequentemente obter melhores produtividades para as culturas.

O gesso promove alteração da forma iônica do alumínio, para uma forma menos tóxica, sendo este fato, extremamente vantajoso, pois o alumínio é um elemento prejudicial às raízes, visto que ele acarreta em engrossamento das mesmas, afetando assim na absorção de nutrientes.

Dessa forma, propiciando melhores condições para o desenvolvimento das raízes e maior volume de solo explorado por elas.

É importante destacar que, o ânion SO42- (base fraca) não tem praticamente capacidade de hidrolisar a água e produzir OH-, por essa razão, o gesso não é considerado corretivo da acidez.

O gesso pode substituir o calcário?

Conforme mostrado na tabela acima, o gesso e o calcário apresentam grandes diferenças, e por isso, um insumo não pode ser substituído pelo outro.

O calcário é um corretivo do solo, ou seja, ele corrige o pH do solo, já o gesso, é um condicionador de solo.

Um condicionador de solo é um material que proporciona melhoria das propriedades físicas, químicas ou da atividade biológica do solo. O gesso atua como melhorador químico do ambiente radicular, principalmente devido a sua ação sobre o alumínio trocável.

Curso Gestão na Produção de Café Arábica

Reações do calcário e do gesso

Como já mencionamos as diferenças entre o calcário e o gesso, as reações deles no solo também são diferentes.

Calcário

Após a aplicação de calcário no solo, o ânion CO32- (base forte) é o principal responsável pela hidrólise da água e formação do íon OH-, que irá neutralizar a acidez ativa (H+) do solo.

Reação do calcário

A partir das reações, percebemos o quanto é importante a presença de água para que ocorra a reação do calcário, e consequentemente ele atue no solo.

A correção da toxidez do alumínio ocorre por reações de precipitação desses elementos, na forma de oxihidróxido: Al(OH)3.

Correção da toxidez do alumínio

E-book Calagem na cultura do café

Gesso

Em um solo com umidade suficiente, o gesso agrícola sofre dissolução.

Uma vez na solução do solo, o Ca2+ pode interagir com o complexo de troca do solo, deslocando cátions, como Al3+, K+, Mg2+, para a solução do solo, que podem, por sua vez, reagir com SO42-, formando AlSO4+, que é menos tóxica às plantas e os pares iônicos neutros: K2SO40, CaSO40 e MgSO40.

Dada a sua neutralidade, os pares iônicos apresentam grande mobilidade ao longo do perfil, ocasionando uma descida de cátions para as camadas mais profundas do solo.

Reação do gesso agrícola no solo

Quais são os benefícios do calcário e do gesso?

Tabela com os benefícios do calcário e do gessoBenefícios do calcário e do gesso

Resultados de estudos mostram que o gesso propicia maior distribuição das raízes em profundidade, dessa forma, acarretando maior volume de solo explorado e maior absorção de água e nutrientes.

Esse fato torna-se ainda mais importante em períodos de veranico, em que plantas com raízes mais profundas apresentam melhores condições para tolerar esses períodos.

Tipos de calcário

Em relação aos calcários, pelos teores de Mg, eles podem ser classificados nos seguintes tipos:

  • Calcítico, que apresenta teores de óxido de magnésio inferiores a 5%;
  • Magnesiano, que possui teores de óxido de magnésio em torno de 5 a 12%;
  • Dolomítico, que possui teores de óxido de magnésio acima de 12%.

Além disso, os calcários também se diferem pelo seu PRNT, ou seja, Poder Relativo de Neutralização Total. O PRNT é calculado por uma fórmula que considera o PN e o ER:

PRNT = (PN x ER) / 100

Dessa forma, para analisarmos o PRNT temos que nos atentar ao ‘’Poder de neutralização (PN)’’ que se define na capacidade neutralizante que as bases do corretivo possui e também a “Reatividade das partículas (ER)’’, que considera a granulometria do calcário.

Nesse sentido, para a escolha do calcário devemos considerar os valores de PN e ER, pois um calcário com mesmo PRNT, pode ter tempo de neutralização diferente, visto que, os valores de PN e ER podem ser diferentes e resultar em um mesmo valor de PRNT.

Tipos de gesso

O gesso agrícola, por sua vez, atua como um grande fornecedor de cálcio e enxofre e condicionante de solo como foram citados anteriormente, sua composição química varia entre 16 a 20% nos teores de cálcio e de 13 a 16% nos teores de enxofre.

Quer continuar aprendendo?

Venha conhecer o Curso Gestão na Produção de Café Arábica.

Dado por consultores altamente renomados, com conteúdo 100% aplicável. 

São ensinadas técnicas com resultados comprovados na prática ao longo de mais de 21 anos de consultoria na cafeicultura.

Quer saber mais informações? Clique no link e conheça.

Curso Gestão na Produção de Café Arábica

Larissa Cocato - Coordenadora de Ensino Café

2 comentários