Rehagro Blog
Cafezal bem adubado após utilizar adubação com ureia

Adubação com ureia: como aplicar de maneira eficaz?

A ureia se destaca como um dos fertilizantes nitrogenados mais utilizados, no entanto, a aplicação no solo sem os devidos cuidados pode promover altas perdas por volatilização, na cultura do café essa perda pode chegar até 30%.

Isso ocorre devido à formação do gás amônia (NH3), que é volátil, sendo uma das etapas intermediárias da hidrólise da ureia no solo.

A ureia é um fertilizante nitrogenado amídico (NH2)2, porém as plantas absorvem o nitrogênio na forma nítrica (NO3-) e amoniacal (NH4+), assim, o nitrogênio sofre transformações no solo para ficar disponível para as plantas.

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Reações da ureia

Na reação 1, a ureia (CO(NH2)2) é solubilizada pela água e por meio da ureia forma-se Carbonato de Amônio ((NH4)2 CO3), e na sequência forma Amônia (NH3), que é um composto altamente volátil.

Reação da ureia formando amônia

Na reação 2, que é uma reação reversível, ou seja, ela não é estável, a Amônia (NH3) junta-se a água e forma-se Amônio (NH4+).

Esta reação é regida pelo pH do solo se tiver condição de pH abaixo de 6,0 em água, forma-se Amônio (NH4+), que é a forma que as plantas absorvem, se tiver com pH acima de 8, forma-se Amônia (NH3) e fica sujeita a volatilização.

O fertilizante Sulfato de Amônia, tem pouca perda por volatilização, porque o Sulfato (SO4) promove redução do pH ao redor do grânulo do fertilizante, favorecendo a formação de Amônio (NH4+).

Reação da ureia formando amônio

Após a formação do Amônio (NH4+) se tivermos algumas condições como boa disponibilidade de oxigênio, que beneficia bactérias Nitrossomas e Nitrobacter, o Amônio (NH4+) poderá se transformar em Nitrato (NO3-), sendo esta uma reação irreversível, ficando assim, sem risco de perda por volatilização.

Reação da ureia se transformando em nitrato

 

Curso Gestão na Produção de Café Arábica

Fatores que melhoram a eficiência das adubações nitrogenadas via ureia

Umidade no solo

Em solos úmidos, ocorre maior volatilização da ureia, isso porque com a umidade no solo, há um aumento da difusão de ureia, dessa forma, acarreta maior contato com a urease no solo.

Assim, a condição ideal para aplicação da ureia seria solo seco com boa previsão de chuvas nas próximas horas.

Urease

A urease é uma enzima produzida por bactérias, fungos de solo, ou mesmo originada de restos vegetais, essa enzima é responsável pela hidrólise da ureia (CO(NH2)2), acarretando assim em volatilização de amônia.

Portanto, em condições de muita matéria orgânica, como lavouras manejadas com braquiária ou lavouras com materiais vegetais oriundos de podas, é desejável utilização de outra fonte de nitrogenado ou ureias com inibidores de urease.

pH alcalino

A aplicação de ureia em solos com condições de pH acima de 8, irá favorecer para que fique na forma de Amônia (NH3) que é a forma onde ocorre a volatilização.

E-book calagem no café

Compactação de solo

Solos compactados terão menor disponibilidade de oxigênio, assim, nesta situação terá menor disponibilidade de bactérias aeróbicas Nitrobacter e Nitrossomas, que transformam o Amônio (NH4+) em Nitrato (NO3-), assim, devemos sempre estar atentos a compactação do solo.

Nesta imagem podemos ver lavoura com boa disponibilidade de palhada, que poderá favorecer a Urease.

Lavoura de café com boa disponibilidade de palhada

Como saber se a eficiência de sua adubação nitrogenada está boa?

O indicador que utilizamos em nossos clientes de consultoria para verificar a eficiência, é quantos quilos de nitrogênio tenho gasto por saca de café produzida. Para chegar a este número deve-se dividir o total de nitrogênio gasto por safra pelo total de sacas de café produzida.

É importante avaliar este indicador por biênios, pois avaliando em um ano somente poderá ser mascarado pela bienalidade da produção.

O benchmarking para este indicador é a faixa de 6 a 8 kg de N/sc.

  • Se estiver abaixo de 6,0 kg de N/sc ótimo, mas cuidado;
  • 8 a 9,0 kg de N/sc há margem para melhora;
  • Acima de 9,0 kg de N/sc há muita margem para melhora.

Na figura a seguir temos o resultado em kg de N/ano, sc/ha e kg de N/sc em seis safras.

Quantidade de nitrogênio utilizado em seis safras de café

Em busca de mais produtividade, lucratividade e qualidade do café produzido?

Conheça o Curso Gestão na Produção de Café Arábica.

Nele, você aprenderá a alcançar a excelência em todo o processo produtivo: desde o preparo do solo até o pós-colheita. Além disso, você terá acesso a ferramentas práticas para profissionalizar toda a gestão da fazenda.

Aulas dadas por consultores de grande experiência no campo, que levam para as aulas um conteúdo atualizado e aplicável à sua realidade.

Ficou interessado? Clique no link abaixo e saiba mais informações.

Curso Gestão na Produção de Café Arábica

Larissa Cocato - Coordenadora de Ensino Café

Luiz Paulo Vilela

1 comentário

  • Gostei das explicações claras sobre o comportamento da ureia no solo !
    Irá me servir , a gente trabalha com cacau na Bahia. Agradeço e parabéns