Escore de condição corporal

Qual a sua importância?

O escore de condição corporal (ECC) é uma medida subjetiva que classifica os animais com base na gordura e na massa muscular, estimando o estado nutricional dos ruminantes de interesse zootécnico.

Ele afere o estado nutricional dos animais a partir de avaliação visual e/ou tátil, sendo uma ferramenta fundamental no manejo.

Conhecer o ECC do rebanho contribui para a tomada de decisões assertivas no manejo nutricional e garante medidas de redução no impacto na produção e nos custos do pecuarista.

Além disso, a avaliação do ECC no início da estação de monta pode impactar na eficiência reprodutiva, pois matrizes com boas condições corporais ao parto retornam ao cio mais cedo e têm melhores índices de concepção.

O ECC dos animais são classificados pela quantidade de reservas de gordura e músculos em regiões específicas do corpo, sendo classificados como 1 os animais muito magros e 9 os animais muito gordos.

Essa ferramenta é útil para avaliar o estado nutricional dos animais, contribuindo para o manejo estratégico do rebanho. O uso eficiente do ECC melhora a eficiência reprodutiva e produtiva das matrizes e de outras categorias do sistema.

Aprenda técnicas validadas ao longo de 21 anos de consultoria nas principais fazendas do Brasil, com resultados comprovados na prática.

Conheça nosso curso em Gestão na Pecuária de Corte e aprenda método que tem ajudado pecuaristas a tomarem as melhores decisões em suas fazendas.