Ciclo pecuário

O que é e como funciona esse fenômeno?

O ciclo pecuário é um fenômeno caracterizado por flutuações nos preços do gado e da carne, com períodos de baixa e alta, que se repetem de tempos em tempos.

Essa volatilidade é causada pela natureza da pecuária de corte, atividade de ciclo longo em que a produção responde muito lentamente a estímulos externos, como os preços recebidos, por exemplo.

O que ocorre na baixa e alta do ciclo pecuário?

Quando ocorre baixa no ciclo: há um aumento na oferta de bezerros e aumento no abate de fêmeas, além da redução no preço da arroba do boi gordo, bezerro e boi magro.

Quando ocorre alta no ciclo: há uma redução na oferta de bezerros e redução no abate de fêmeas, além do aumento no preço da arroba do boi gordo, bezerro e boi magro.

Entender o ciclo da pecuária e as fases de preço alto e baixo, nos permite planejar ações de compra, custos de produção, investimentos e o melhor momento para vender.

Por isso, entender o ciclo da pecuária é essencial para orientar a tomada de decisões “na porta”, que é o único lugar que temos controle.

O preço da arroba é um dos fatores que afeta a rentabilidade da pecuária de corte. Os pecuaristas, no entanto, têm o poder de ditar o que acontece na fazenda, incluindo ganho de peso, taxas de lotação e custos de produção.

Um planejamento cuidadoso e uma boa estratégia de abastecimento podem reduzir custos e aumentar a produção, resultando em mais arrobas a um preço satisfatório.

Conheça o curso Gestão na Pecuária de Corte do Rehagro e aprenda como elevar a produtividade e rentabilidade da propriedade!