Rehagro Blog
Canavial

Qual a melhor época para plantar cana-de-açúcar?

A cana-de-açúcar é uma cultura de grande importância para a pecuária brasileira, amplamente cultivada pelos produtores devido ao fácil manejo, simples condução da lavoura e capacidade de produzir grandes quantidades de volumoso por unidade de área.

Se bem manejada, esta cultura pode produzir 150 a 200 toneladas/ha de massa verde em um único corte. A época de plantio deve ser baseada no objetivo da sua produção.

A baixa produtividade obtida por alguns produtores está diretamente ligada à utilização de práticas inadequadas de manejo como: controle de pragas e doenças, combate a plantas daninhas, adubação de cobertura, época de corte, dentre outras.

Escolha das variedades de cana

A escolha da variedade a ser implantada vai depender de uma série de fatores como:

  • Resistência a pragas e doenças;
  • Ausência de joçal;
  • Resistente ao tombamento;
  • Produtividade alta;
  • Ciclo da cultura;
  • Época de colheita;
  • Fertilidade do solo;
  • Área total de plantio;
  • Tipo de colheita;
  • Época de colheita;
  • Ciclo de maturação.

Época de colheita de cana-de-açúcarTabela 1. Época de Colheita em Função do Ciclo de Maturação das Variedades /Fonte: Oliveira (2010)

Plantio das mudas

Com base na finalidade do canavial e de acordo com o planejamento anual da fazenda, são definidas três épocas distintas para o plantio da cana-de-açúcar:

  1. Cana-de-ano;
  2. Cana-de-ano-e-meio;
  3. Cana-de-inverno.

cana de açucar

Antes do plantio da cana, devem ser observados alguns fatores como:

  • Aquisição de mudas sadias;
  • Correção do solo;
  • Enterro correto das mudas;
  • Adubação de acordo com a análise de solo;
  • Combate eficiente de plantas daninhas;
  • Espaçamento e densidade de plantio de acordo com a capacidade produtiva do cultivar a ser implantado.

O cumprimento de todas essas etapas e o monitoramento da cultura ao longo de todo o ciclo, aliado às condições ambientais favoráveis durante o ciclo da cultura, garante ao produtor a chance de explorar todo potencial produtivo da cana-de-açúcar.

Épocas de plantio da cana-de-açúcar

Cana de ano

Esse método é muito utilizado por pecuaristas com urgência de alimentos para os animais, pois proporciona rápida produção de alimento. O canavial apresenta baixa produtividade no primeiro ano.

Nesse sistema, o plantio da cana é realizado no início da estação chuvosa (outubro a dezembro). A planta tem o seu desenvolvimento paralisado nos meses de março a abril e nos próximos meses inicia-se o processo de maturação. Após o primeiro corte, a cana-soca passa a ter um ciclo de 12 meses.

Abaixo, segue o custo de formação de um canavial na região central de Minas Gerais.

Tabela com custo de formação de um canavialTabela 2. Custo de Formação de Canavial na Região Central de Minas Gerais Safra 2011/2012

No sistema de cana-de-ano, deve ser tomado grande cuidado durante o plantio em solos sujeitos à erosão, já que ficará exposto durante toda a estação chuvosa.

Cana de ano e meio

É um método onde a cultura terá de 15 a 18 meses para se desenvolver, obtendo-se assim altas produtividades logo no primeiro ano. É um método muito usado por usinas e destilarias.

A cana de ano e meio é plantada nos primeiros meses do ano (janeiro a março) época em que a planta encontra condições ideais de temperatura e umidade para seu desenvolvimento, permitindo assim brotação rápida e completo pegamento das mudas, reduzindo também o índice de doenças nos toletes.

O crescimento da planta é retomado com a chegada do inverno (abril a setembro) e finalmente tem o seu desenvolvimento paralisado nos meses de outubro a abril. Nos meses seguintes, a planta inicia o seu processo de maturação até completar 15 a 18 meses. Após o primeiro corte, a cana-soca passa a ter um ciclo de 12 meses.

Uma grande vantagem desse sistema é que o plantio não coincide com a colheita e há um melhor controle de plantas daninhas e também menor incidência de doenças.

Na figura abaixo, é possível perceber o comportamento do desenvolvimento de uma cana-de-ano em relação a cana-de-ano-e-meio.

Ciclos da cana-de-açúcar e variações de temperatura e pluviosidadeFigura 1: Ciclos de Cana-de-açúcar e variações na temperatura e pluviosidade na Região Centro-sul do Brasil. Fonte: Castro (1999) citado por Maximiliano (2002)

Cana de inverno

Esse sistema é adotado em propriedades em que há disponibilidade de irrigação, pois o plantio é realizado na época seca do ano.

O canavial apresenta altas produtividades já no primeiro ano, pois é possível controlar a disponibilidade de água no solo.

Experimento conduzido por Moura et al (2005) no município de Capim-PB, comprovaram que a irrigação contribui para uma maior produção de matéria verde do canavial quando comparada com um tratamento sem irrigação.

Produção de cana-de-açúcar com diferentes adubaçõesFigura 2. Produção de Cana-de-açúcar em relação a Diferentes Adubações de Cobertura em Áreas Com e Sem Irrigação /Fonte: Adaptado Moura, et al (2005)

O melhor sistema é aquele que atenderá as necessidades de cada produtor. Para isso, é necessário avaliar bem cada sistema levando em consideração a finalidade de sua produção e os recursos disponíveis em sua propriedade.

A cana-de-açúcar é uma cultura que se bem conduzida exigirá reforma ou replantio após 5 a 6 anos de produção. Porém, só será produtivo durante todo esse tempo com produtividade alta se forem seguidas todas as recomendações de correção do solo, adubação, manejo de pragas e controle eficiente de plantas daninhas, colheita no período correto conforme recomendado pelo técnico responsável.

10 comentários

  • tenho plantação de cana a 4 anos, me ausentei em um periodo e o local foi invadido pelo gado. Estou retomando os trabalhos. gostaria de saber se eu podar as canas e aduba las elas produzem novamente com qualidade. Grata

  • Tenho uma pequena plantação de cana a cerca de 4 anos, por motivos pessoais tive que me ausentar dos cuidados e nesse periodo o gado entrou e danificou a cana. Retomei o trabalho e queria saber se eu podar a cana e aduba lá ela volta a crescer como antes ou isso nao é o certo a fazer?

    • Nesse caso como não houve uma condução do canavial, caso seja realizado o corte e adubação o mesmo não apresentará o mesmo potencial produtivo, pois um canavial em boa produção apresenta em média 5 cortes. Nesse caso o recomendado é realizar a renovação do canavial.

  • quantos meses leva para a cana chega na hora de corta.porque eu plantei aqui no comeso das aguas para corta no mês de agosto e elas tavam tudo caidas?

    • No caso de plantio na época das águas a Cana de Açúcar é considerada Cana de Ano. Sendo assim terá uma duração média de 12 meses para seu corte. Após o plantio do tolete ocorre a brotação e a Cana de Açúcar cresce em tamanho até abril, para então amadurecer. Sendo aproximadamente 8 meses de desenvolvimento vegetativo e 4 meses para ocorrer a maturação. O tombamento observado pode ser ocasionado por vento e/ou ataque de pragas (broca da cana).

  • Quanto tempo leva a cana nascer porque já tem sete queu plantei umas cana e ela nem começou plotar ainda sera que vai nascer. Bom dia.

    • Em média a Cana de Açúcar leva de 7 a 10 dias para iniciar a brotação, durando de 30 a 35 dias. Fatores como disponibilidade de água, época em que foi plantadas irá influenciar na brotação.