Rehagro Blog
Folhas do cafeeiro atacadas por lagartas

Lagartas no café: principais espécies, danos e como controlar

Pertencentes à ordem Lepidoptera, as lagartas são insetos polífagos, ou seja, não atacam apenas uma cultura. No cafeeiro elas podem se alimentar de folhas, trazendo danos as mesmas e, além disso, acarretar porta de entrada para patógenos.

Dentre as espécies de lagartas que podem atacar o cafeeiro, podemos citar as mais comuns:

  • Lagarta dos cafezais (Eacles imperialis magnifica);
  • Lagarta mede palmo (Oxydia saturniata);
  • Lagarta urticante (Lonomia (Periga) circunstans;);
  • Lagarta rosca (Agrotis ípsilon).

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Principais espécies de lagartas

Lagarta dos cafezais

A lagarta dos cafezais (Eacles imperialis magnifica), é uma lagarta grande que pode atingir cerca de 10-12 cm de comprimento e apresentam coloração variável entre o verde, o alaranjado e o marrom.

Ela apresenta pubescência e fios brancos, seu ciclo dura em torno de 65-85 dias e a capacidade de postura das fêmeas é de aproximadamente 198 ovos.

Lagarta dos cafezaisLagarta dos cafezais (Eacles imperialis magnifica). (Foto: Revista Cafeicultura)

Lagarta urticante

Lagarta urticante (Lonomia (Periga) circunstans), é uma lagarta de coloração escura e mede cerca de 6 a 7 cm de comprimento.

Essas lagartas são urticantes com diversos espinhos espalhados pelo corpo, podendo causar queimaduras em homens e animais. Essa espécie tem o habito de viver agrupada durante o dia e a noite se alimentar das folhas.

Lagarta urticanteLagarta urticante (Lonomia (Periga) circunstans). (Fonte: Google Imagens).

Lagarta rosca

A lagarta rosca (Agrotis ípsilon), quando completamente desenvolvida mede cerca de 4 cm, são robustas, cilíndricas e de coloração cinza escura.

Essas lagartas têm hábitos noturnos e vivem no solo, nas proximidades das plantas que atacam durante a noite. De acordo com Santos & Nakano (1982), essa espécie (Agrotis ípsilon), ocorre principalmente em locais úmidos.

O nome lagarta rosca, é devido ao habito de se enrolar, quando tocada. Essa lagarta pode acarretar morte de plantas jovens.

De acordo com Silva et al. (2011), tem se detectado dois problemas decorrentes ao ataque desse inseto, um deles é em torno de um ano após o roletamento do caule, as folhas se tornam amareladas e se desprendem da planta, outro dano observado é a mortalidade das plantas jovens pela ação do vento, devido ao enfraquecimento no local de ataque da muda.

De acordo com o estudo realizado por esses autores, eles verificaram mortalidades de 10 a 30% em plantas jovens.

Lagarta mede palmo

A lagarta mede palmo (Oxydia saturniata) também se alimenta das folhas.

Calendário agrícola do café

Danos causados pelas lagartas

Os danos causados pelas lagartas podem ser diretos ou indiretos.

Os danos diretos são devido a alimentar-se de folhas e brotos terminais. Dessa forma, em condições de ataque severo, podem acarretar grandes prejuízos ao cafeeiro, principalmente aos cafeeiros mais novos e com menor número de folhas.

Já os danos indiretos ocorrem devido aos ferimentos causados nas folhas pelas lagartas servirem como porta de entrada de patógenos, por exemplo: Phoma e Pseudomonas.

Folha de cafeeiro danificada por lagartasDanos causados por lagartas em folhas de cafeeiro (Fonte: Larissa Cocato).

Folhas de café danificadas por lagartasFolhas de cafeeiro adulta com ataque de lagartas. (Foto: Luiz Paulo Vilela de Oliveira).

Folhas do cafeeiro após ataque de lagartasFolhas de cafeeiro adulta com ataque de lagartas. (Foto: Luiz Paulo Vilela de Oliveira).

Controle das lagartas no cafeeiro

Após detectada a incidência e os danos causados pelas lagartas, deve-se realizar o controle dessas pragas. Salienta-se que vale, planejar o controle conjugado dessa praga juntamente ao controle de bicho-mineiro.

Dentre os princípios ativos utilizados para o controle químico de lagartas, podemos citar:

  • Os piretróides, que atuam nos canais de sódio, mantendo os canais abertos por mais tempo, dessa forma, proporcionando hiperexcitação e consequente morte;
  • Clórpirifos, um organofosforado que atua inibindo a acetilcolinasterase.

Em busca de mais produtividade, lucratividade e qualidade do café produzido?

Conheça o Curso Gestão na Produção de Café Arábica.

Nele, você aprenderá a alcançar a excelência em todo o processo produtivo: desde o preparo do solo até o pós-colheita. Além disso, você terá acesso a ferramentas práticas para profissionalizar toda a gestão da fazenda.

Aulas dadas por consultores de grande experiência no campo, que levam para as aulas um conteúdo atualizado e aplicável à sua realidade.

Ficou interessado?

Clique no link abaixo e saiba mais informações.

Curso Gestão na Produção de Café Arábica

 

Larissa Cocato - Coordenadora de Ensino Café

Comentar