Rehagro Blog
Cafeeiro carregado de frutos

Fenologia do café: saiba quais são as fases do ciclo fenológico

O café arábica (Coffea arabica L.) leva dois anos para completar o ciclo fenológico de frutificação, ao contrário da maioria das plantas, quem completam seu ciclo reprodutivo no mesmo ano fenológico.

Nesse sentido, o ciclo fenológico é constituído de seis fases distintas, sendo duas vegetativas e quatro reprodutivas:

  1. Vegetação e formação de gemas foliares;
  2. Indução e maturação das gemas florais;
  3. Florada;
  4. Granação dos frutos;
  5. Maturação dos frutos;
  6. Repouso e senescência dos ramos terciários e quaternários.

Fase da fenologia do café arábica

Esquematização das seis fases fenológicas do cafeeiro arábica, durante 24 meses, nas condições climáticas tropicais do Brasil. Adaptado CAMARGO E CAMARGO (2001).

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Fases da fenologia do café

Primeira fase

A primeira fase, caracterizada pela vegetação e formação das gemas foliares, vai de setembro a março.

São sete meses de dias longos, com fotoperíodo acima de 13 e 14 horas de luz efetiva ou acima de 12 horas de brilho solar.

Segunda fase

A segunda fase, também vegetativa, é caracterizada pela indução, maturação e dormência das gemais florais, normalmente no período de abril a agosto – período com dias curtos.

Com os dias mais curtos, intensifica-se o crescimento das gemas florais. Essas gemas, depois de completarem se desenvolvimento, entram em dormência e ficam prontas para antese.

Nos meses de julho e agosto, referido como período de repouso, as gemas dormentes produzem um par de folhas pequenas, etapa que separa o primeiro do segundo ano na fenologia do café.

Webinar Cultivares de café

 

Terceira fase

A terceira fase, já dentro do período reprodutivo, é caracterizada pela florada e expansão dos frutos, período que compreende os meses de setembro a dezembro. Em que, após uma restrição hídrica, seguido por chuva ou irrigação abundante, acarreta florada da cultura.

Por isso, se nesse período, ocorrer grande restrição hídrica, pode ocasionar abortamento das flores. Após a fecundação, forma-se os chumbinho e a expansão dos frutos.

Florada do café

Florada na cultura do café (Foto: Larissa Cocato)

Quarta fase

A quarta fase, ainda no período reprodutivo, é caracterizada pela granação dos frutos, que ocorrem nos meses de janeiro a março do ano subsequente em que houve a formação dos grãos.

Nesse período, a restrição hídrica pode acarretar grandes prejuízos na granação dos frutos.

Granação dos frutos do café

Frutos de café (Foto: Larissa Cocato)

Quinta fase

Na quinta fase, também período reprodutivo, é caracterizada pela maturação dos frutos, que ocorre nos meses de abril a junho.

Maturação dos frutos do cafeeiro

Maturação dos frutos (Foto: Equipe Rehagro Café).

Sexta fase

Na sexta, e última fase do ciclo fenológico da cultura, caracterizada pela senescência, que ocorre no período de julho a agosto, ocorre a autopoda do cafeeiro, em que ramos produtivos não primários, secam e morrem.

Considerações sobre a fenologia do café

Apesar das 6 fases distintas que ocorrem dentro de dois anos para completar o ciclo fenológico de frutificação do cafeeiro, dentro do mesmo ano cronológico e da mesma planta, estará ocorrendo duas fases.

Por exemplo, no período de janeiro a março do mesmo ano cronológico, na mesma planta e no mesmo ramo está ocorrendo a 1ª fase, caracterizada pela vegetação e formação das gemas foliares, assim como, estará ocorrendo também no mesmo ramo a granação dos frutos.

Quer continuar aprendendo?

Venha conhecer o Curso Gestão na Produção de Café Arábica.

Dado por consultores altamente renomados, com conteúdo 100% aplicável. 

São ensinadas técnicas com resultados comprovados na prática ao longo de mais de 20 anos de consultoria na cafeicultura.

Quer saber mais informações? Clique no link e conheça.

Curso Gestão na Produção de Café Arábica

Larissa Cocato - Coordenadora de Ensino Café

2 comentários