Rehagro Blog
Frutos do café afetados pelo ácaro da mancha anular

Mancha anular do cafeeiro: sintomas, principais danos e como controlar

A mancha anular do cafeeiro é causada pelo ácaro Brevipalpus phoenicis, responsável por transmitir o vírus Coffee ringspot virus – CoRSV

Esse ácaro também é conhecido como uma séria praga na cultura dos citros, recebendo o nome vulgar de ácaro-da-leprose, por ser transmissor do vírus que causa essa doença.

Dessa forma, o ácaro Brevipalpus phoenicis é uma praga polífaga, não infestando apenas a cultura do café.

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Características do ácaro da mancha anular

As fêmeas medem cerca de 0,30 mm de comprimento e 0,18 mm de largura, com manchas escuras no dorso. Os machos são semelhantes às fêmeas, no entanto, não apresentam as manchas escuras sobre o corpo.

Nas folhas do cafeeiro os ácaros localizam-se na parte inferior, próximos às nervuras, principalmente a central. Já nos frutos, os ácaros e seus ovos são encontrados preferencialmente na coroa e no pedúnculo, e também em fendas ou lesões com aspecto de cortiça na casca dos frutos.

O ciclo de vida de B. phoenicis é constituído pelas fases de ovo, larva, protoninfa, deutoninfa e adulto, e pode durar cerca de 18 dias, dependendo das condições climáticas.

Curso Gestão na Produção de Café Arábica

Principais sintomas da mancha anular

Os sintomas da mancha anular podem aparecer em folhas e frutos do cafeeiro.

Nas folhas, são observadas manchas cloróticas, que tomam a forma de anel, podendo coalescer, abrangendo grande parte do limbo.

Nos frutos, os sintomas são manchas amareladas em forma de anéis ou irregularidades deprimidas.

Folhas de cafeeiro com mancha anular

Folhas de cafeeiro com sintomas do vírus inoculado pelo ácaro da mancha anular (Foto: Luiz Paulo Vilela)

Frutos do cafeeiro com sintomas de mancha anularFrutos de cafeeiro com sintomas do vírus inoculado pelo ácaro da mancha anular (Foto: Luiz Paulo Vilela)

Principais danos da mancha anular

A incidência do ácaro da leprose pode acarretar intensa desfolha, reduzindo significativamente a fotossíntese das plantas, dessa forma, podendo afetar na produtividade do cafeeiro.

Pelo fato do ataque do ácaro se concentrar mais na parte interna da planta, com uma desfolha de dentro para fora do cafeeiro, denomina-se “planta-oca”.

Também pode ocorrer queda acentuada de frutos, acarretando aumento do café de varrição e interferência na qualidade da bebida.

Além disso, é importante destacar que após o ataque do ácaro os frutos ficam dispostos a entrada de microrganismos, por exemplo:

  • Colletotrichum;
  • Fusarium;
  • Penicillium;
  • Cladosporium;
  • Aspergillus.

Ou mesmo, a raspagem feita pelo ácaro nas folhas, podem facilitar a entrada de doenças no cafeeiro.

Calendário agrícola do café

Como realizar o controle do ácaro?

Após detectada a incidência do vírus da mancha anular nas lavouras, recomenda-se o controle do ácaro, visto que, esse inseto é o vetor do vírus, e na sua ausência não há a transmissão da doença.

O controle pode ser feito através da utilização dos ingredientes ativos: Hexythiazox, Espirodiclofeno e Propargito, pertencente aos grupos químicos: tiazolidinacarboxamida, cetoenol e sulfito de alquila, que são registrados para o ácaro da mancha anular na cultura do café.

Podem ser utilizados também outros acaricidas registrados para o controle desse inseto vetor, salientando a importância de se rotacionar o modo de ação dos inseticidas utilizados, com o intuito de evitar a ocorrência de resistência.

Para a pulverização, recomenda-se a utilização de um maior volume de calda, a partir de 600 L/ha, de acordo com o porte e enfolhamento das plantas. Também, recomenda-se andar com menor velocidade no trator a fim de que a calda atinja o interior das plantas. Sendo recomendada pelo menos duas aplicações para o controle do ácaro.

Além disso, é importante o uso racional de inseticidas que possam afetar a população de ácaros predadores, visando evitar desequilíbrios nas populações.

Em busca de mais produtividade, lucratividade e qualidade do café produzido?

Conheça o Curso Gestão na Produção de Café Arábica.

Nele, você aprenderá a alcançar a excelência em todo o processo produtivo: desde o preparo do solo até o pós-colheita. Além disso, você terá acesso a ferramentas práticas para profissionalizar toda a gestão da fazenda.

Aulas dadas por consultores de grande experiência no campo, que levam para as aulas um conteúdo atualizado e aplicável à sua realidade.

Ficou interessado? Clique no link abaixo e saiba mais informações.

Curso Gestão na Produção de Café Arábica

Larissa Cocato - Coordenadora de Ensino Café

Comentar