Consórcio milho-braquiária

Entenda o seu uso e beneficios

O consórcio de milho (Zea mays) com braquiária (Urochloa spp.) visa produzir palha para cobertura do solo, usado no plantio direto, e forragem para alimentação animal.

No Brasil, o consórcio de milho com plantas de cobertura no outono/inverno é uma alternativa para elevar a quantidade de palha no sistema de produção e ciclagem de nutrientes, possibilitando maior retorno econômico.

Os benefícios da tecnologia podem alcançar todos os produtores rurais, independentemente do nível tecnológico da fazenda, aumentando a produtividade das culturas e trazendo benefícios sociais e ambientais.

No consórcio de milho-braquiária, a taxa de semeadura varia de 50 a 70 mil plantas por hectare de milho, ajustada de acordo com o desempenho do híbrido e as condições da região. Para a braquiária, são utilizados de 7 a 15 quilos por hectare, conforme as condições edafoclimáticas locais.

A quantidade ideal de sementes de braquiária a serem utilizadas no consórcio deve ser calculada em função do valor cultural das sementes. Onde: Taxa = (QS/VC) [kg/ha] QS - quantidade de sementes kg/ha VC - valor cultural das sementes.

A semeadura da braquiária pode ser feita antes, durante ou após a do milho. Recomenda-se que seja realizada após o controle de plantas daninhas, para garantir a produtividade do milho e a alta produção de forragem.

Aprenda técnicas com resultado comprovado na prática para atingir altos tetos produtivos.

Tenha excelência no planejamento e execução das atividades e entenda como ter alta eficiência nos custos, maximizando sua lucratividade.

Curso Gestão na Produção de Grãos

Tenha excelência desde o planejamento da safra até o pós-colheita, amplie a produtividade nas lavouras de grãos e a rentabilidade do negócio.