A nutrição desempenha um papel crucial no desempenho reprodutivo dos bovinos leiteiros. A qualidade e o equilíbrio da alimentação têm impacto direto na fertilidade, saúde e na eficiência do rebanho.
É a primeira etapa para uma reprodução eficiente em bovinos leiteiros. No início da lactação, ocorre a mobilização intensa de nutrientes para a demanda de energia para a lactação prioritária, e em muitos casos, ocorre o detrimento das funções reprodutivas.
A nutrição desempenha um papel fundamental na regulação hormonal e na manutenção de um ciclo estral regular e a energia é o principal nutriente que os adultos necessitam.
Vacas que permanecem em balanço energético negativo (BEN) podem apresentar: • Demora para retomada dos ciclos ovulatórios; • Pior qualidade de ovócito e dos embriões; • Maior dificuldade para manutenção da prenhez.
Além das necessidades de energia, vacas leiteiras em lactação demandam grandes quantidades de aminoácidos metabolizáveis para produção de proteína do leite.
Dietas com proteína limitada podem afetar a microbiota e refletir em diminuição do consumo, e consequentemente, redução na produção de leite. Já níveis de proteína acima da necessidade, podem causar aumento das concentrações de amônia e ureia no leite e no sangue, que são relacionadas a baixa fertilidade.
Aprofunde o seu conhecimento sobre nutrição, reprodução, controle de mastite e qualidade do leite, e muito mais! Conheça a Pós-graduação em Pecuária Leiteira!
Acesse o conhecimento que você precisa para aumentar a produtividade e lucratividade das propriedades e torne-se especialista na área.