Os sintomas dos enfezamentos manifestam-se mais na fase de produção das plantas de milho, porém, também pode se manifestar na fase vegetativa, ou na fase de florescimento.
O enfezamento pálido, caracteriza-se pelas manchas cloróticas e independentes, produzidas na base das folhas, posteriormente coalescem e formam bandas grandes;
O enfezamento vermelho é caracterizado pela intensidade dos sintomas e pela coloração vermelha, chegando a ser púrpura em folhas mais velhas, com perfilhamento abundante nas axilas foliares e na base das plantas.
A utilização de híbridos com resistência genética, apresenta-se como um importante método de controle de pragas e doenças virais na cultura do milho.
Para a adoção do manejo integrado de pragas, deve-se considerar aspectos como a eliminação de hospedeiros, definição de épocas de semeadura, controle biológico e controle químico.
O tratamento de sementes com inseticidas neonicotinóides tem sido importante por realizar o controle na primeira população migrante no cultivo, apresentando eficiência até os 15 dias após a emergência da cultura.
Tenha excelência desde o planejamento da safra até o pós-colheita, amplie a produtividade nas lavouras de grãos e a rentabilidade do negócio.