O consórcio de milho-braquiária visa produzir palha para cobertura do solo no sistema de plantio direto (SPD) e fornecer forragem para integração lavoura-pecuária com suplementação alimentar e aproveitamento do resíduo de palha para gado.
No consórcio milho-braquiária, a taxa de semeadura varia de 50 a 70 mil plantas/ha para o milho, conforme o desempenho do híbrido na região, e de 7 a 15 kg/ha para a braquiária, ajustando-se às condições edafoclimáticas locais.
A quantidade ideal de sementes de braquiária a serem utilizadas no consórcio em função do valor cultural das sementes, pode ser calculada usando a seguinte fórmula:
A braquiária pode ser semeada antes, durante ou após o milho, mas deve seguir o controle de plantas daninhas para otimizar a produtividade do milho e a produção de forragem.
Um aspecto importante que contempla o sistema consorciado diz respeito à redução da capacidade competitiva interespecífica das espécies cultivadas, no entanto, sem deixar de levar em consideração o controle integrado de plantas daninhas.
Tenha excelência desde o planejamento da safra até o pós-colheita, amplie a produtividade nas lavouras de grãos e a rentabilidade do negócio.