Sustentabilidade não é uma ideia nova na agricultura. É tão antigo quanto a própria terra. No entanto, está se tornando cada vez mais urgente à medida que as partes interessadas do setor respondem a uma crescente população global e a restrições ambientais à produtividade.
Grandes empresas, produtores, varejistas e outros membros da cadeia de valor estão trabalhando incansavelmente para implementar novos padrões de administração e transparência; eles estão examinando dados, testando estratégias de gerenciamento e experimentando novas tecnologias.
As empresas do agronegócio devem garantir que esses esforços de sustentabilidade sejam economicamente viáveis, além de otimizar seu impacto. Para promover maior participação e maior eficiência, essas empresas devem ajudar a comunicar os esforços dos produtores à cadeia de valor e aos consumidores.
Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!
Empresas do agronegócio e a segurança dos dados agrícolas
Os produtores devem aprender o raciocínio por trás dos protocolos sugeridos e os membros da cadeia de valor aprendem sobre o impacto em campo desses mesmos protocolos.
Esse novo entendimento fornece aos participantes as ferramentas e informações para adotar uma abordagem melhor e mais eficiente da sustentabilidade. Por sua vez, os produtores começam a estabelecer relacionamentos mais fortes com as partes interessadas em todo o setor.
Os relacionamentos são apenas o primeiro passo. Para obter informações valiosas e compartilhar estratégias e melhorias de sustentabilidade, as empresas do agronegócio devem fazer um esforço conjunto para defender a segurança dos dados. Eles devem tomar medidas claras e demonstráveis para proteger os dados do produtor e educar os membros da cadeia de valor sobre práticas de segurança de dados para manter a confiança do produtor.
Políticas de dados fortes e acessíveis estabelecem expectativas claras sobre o compartilhamento de dados. Essas políticas devem ser favoráveis ao produtor e adaptáveis às necessidades individuais de cada operação.
Como a eficácia dessas iniciativas de sustentabilidade depende de dados do produtor, é imprescindível a disposição para implementar a tecnologia de agricultura digital orientada a dados.
Um sistema intuitivo de gerenciamento de dados pode ser uma excelente ferramenta para produtores experientes e inexperientes.
Como a tecnologia está transformando a força de trabalho agrícola?
Uma maior adoção de ferramentas digitais como plataformas de inteligência artificial (IA), drones, desempenho das lavouras e outros avanços mecânicos na agricultura ajudará os agricultores a maximizar os recursos e melhorar a produtividade.
A análise de dados, IA, drones e outras tecnologias agrícolas cumprem a promessa de ajudar o setor agrícola a se adaptar aos desafios demográficos e ambientais do mundo.
Drones podem gerar informações agrícolas de grande valor em uma fração do tempo que levaria um agricultor a inspecionar o mesmo terreno a pé. Equipado com câmeras multiespectrais de resolução ultra alta ou estabilizadas por vagens para obter a máxima qualidade de imagem e auxiliado por sofisticados algoritmos de IA, esse tipo de monitoramento revela o que o olho nu não pode, até um nível granular, de infestações por pragas a indicadores de excesso de água.
Drone sobrevoando uma lavoura agrícola
Mapa com dados de uma lavoura
A transformação de dados agrícolas
O gerenciamento de dados é uma parte importante de todos os negócios, processos e interações entre negócios, e é por isso que os dados da agricultura são tão importantes para os produtores e seus parceiros agrícolas durante momentos de mudanças.
Alguns produtores e agrônomos digitalizaram seus registros nos últimos 10 anos, outros ainda não começaram devido a várias razões. Empresas agrícolas que compram commodities ou vendem insumos para exigir que mais informações sejam trocadas digitalmente com os produtores em vez de pessoalmente ou com o papel envolvido.
Fazer com que os parceiros da cadeia de suprimentos exijam informações digitais será um motivador extra para os produtores e agrônomos coletarem todas as informações digitalmente do campo, em vez de terem que digitá-las novamente em um computador posteriormente.
A agricultura sempre foi um setor que gira em torno de relacionamentos pessoais, e isso não mudará tão cedo. O que já está mudando, no entanto, é a maneira pela qual devemos interagir uns com os outros.
Quais as funcionalidades dos dados agrícolas?
Algumas das funcionalidades mais importantes que os produtores precisam ser capazes de fazer digitalmente:
- Utilizar uma plataforma que permita que todos vejam as alterações feitas por outras pessoas em tempo real.
- Os produtores desejam poder gravar digitalmente as observações de um campo e compartilhá-las com seus agrônomos e outros consultores.
- Os agrônomos precisam poder compartilhar suas recomendações digitalmente de uma maneira que permita que o produtor compartilhe isso facilmente com seu aplicador e fornecedor também.
- Com interações diretas mínimas entre as pessoas, como garantir que todos os envolvidos tenham todos os dados necessários para realizar seu trabalho da melhor maneira possível?
- Os agrônomos precisam saber se um campo já foi pulverizado ou não e onde esse local específico está em um campo sobre o qual o produtor teve dúvidas.
- Os produtores precisam saber onde estão todos os funcionários e prestadores de serviços, quais trabalhos já foram executados e quais produtos precisam ser encomendados para as próximas semanas.
- Os varejistas e cooperativas precisam saber quais culturas seus clientes cultivadores estão plantando e quais produtos seus consultores planejam usar durante a safra e quando.
- O aumento do volume de dados oferece às operações a capacidade de realizar análises precisas de final de safra, com as quais elas podem reduzir o desperdício e aumentar a eficiência. Além disso, os produtores podem fornecer informações detalhadas e precisas aos varejistas e consumidores que desejam transparência. Com essas novas vantagens no mercado, os produtores terão a oportunidade de aumentar a lucratividade nas próximas temporadas, criando valor em toda a cadeia de suprimentos.
Alcance melhores resultados na produção de grãos!
Matricule-se na Pós-Graduação em Produção de Grãos e aprenda técnicas consolidadas em mais de duas décadas de experiência prática.
Desenvolva expertise desde o planejamento até o pós-colheita, abrangendo temas cruciais como fertilidade do solo, agricultura de precisão e gestão financeira.
Esteja à frente com nosso conteúdo aplicável imediatamente. Seja o profissional que redefine padrões, aplicando estratégias validadas no campo.
Supere desafios, destaque-se na gestão técnica e financeira de fazendas. Inicie sua jornada de sucesso agora!
Clique no link abaixo e saiba mais.
Comentar