Rehagro Blog

Métodos de preparo de café: Chemex, French Press, Cafeteira Globinho e Pressca

Veja no artigo abaixo, o passo a passo para preparar Chemex, French Press, Cafeteira Globinho e Pressca!

Método Chemex

Considerado um método sofisticado de se preparar um bom café, o Chemex, é mais utilizado por amantes da bebida que o apreciam de forma gourmet. Este método tem origem alemã, e foi se espalhando com facilidade por se tratar de uma única peça e ter um designer muito atrativo, além de ser considerado muito prático. Seu formato tende a promover uma maior conservação das propriedades intrínsecas do café, aumentando assim, a qualidade da bebida através de técnicas de infusão.

Das proporções, recomenda-se que para o preparo da bebida utilizando este método com a Chemex, seja aquecida 275 ml de água à 95 °C e 20g de café moído, em moagem média grossa. É importante lembrar, que essas proporções são sugestões que não impedem que haja alterações para agradar os gostos pessoais.

Este método tem algumas desvantagens que podem dificultar o preparo do café. Deve-se ter atenção no manuseio da cafeteira, tendo em vista que seu material pode ser facilmente quebrado. 

Seu tempo de preparo pode variar de acordo com a habilidade que o preparador já possui com o equipamento, variando de 3 a 4 minutos.

Chemex French Press Cafeteira Globinho

(Foto: site espressomachine.com)

Modo de preparo – Chemex: 

  • Ferva a água e após atingir a fervura desligue-a e aguarde de 15 a 20 segundos, para que a água desça sua temperatura para  95 °C;
  • Moa o café;
  • Coloque o filtro chemex na peça, garantindo que a parte mais grossa do filtro esteja no mesmo lado do bico de escoamento; 
  • Importante escaldar o filtro já na peça e posteriormente descartar esta água;
  • Adicione o café moído no filtro e chacoalhe para igualar o café, tornando a infusão mais uniforme; 
  • Coloque de forma suave água aquecida em ziguezague sobre o café moído até cobrir e aguarde 30 segundos;
  • Adicione o restante da água de maneira circular sobre o café, importante que se mantenha movimentos de dentro para fora no sentido horário. Evite que caia água diretamente no filtro;
  • Após o escorrimento total do café, deve-se descartar o filtro junto com a borra de café que irá se formar;
  • Para finalizar, recomenda-se uma leve agitação do Chemex, pela alça de madeira para uniformizar a bebida. 
  • Após estes processos, encontra-se pronto para servir.

Método French Press

O método French Press, popularmente conhecido como “prensa francesa” é uma forma bem simples de se preparar um café. Como já diz o próprio nome, este método foi originado na França, em 1852, como um método que utiliza a filtragem e infusão como meio de se extrair melhor as propriedades do café. 

Neste método a água fica em contato com o café o tempo todo, com isso o processo de extração tende a continuar mesmo com o êmbolo já abaixado, portanto deve-se consumir a bebida o quanto antes, para que não haja perda da qualidade do café. 

As proporções irão depender muito dos gostos pessoais, uma bebida mais forte ou mais suave, cada preferência tem suas proporções, além disso, cada método de preparo tem sua moagem ideal. Uma sugestão é que para o método da prensa francesa, deve-se moer 25 gramas de café, equivalente a duas colheres de sopa, em moagem grossa, para 200ml de água à 95 °C.

As principais desvantagens deste método de preparo, são a presença de sedimentos de café ao final do preparo e a possibilidade de se fazer uma super extração do pó. 

O preparo da bebida neste método é um pouco mais rápido, podendo ser servido após 2 ou 3 minutos de começar a ser feito.

Chemex French Press Cafeteira Globinho

(Foto: site revistaespresso.com)

Modo de preparo – Método French Press

  • Ferva a água e após atingir a fervura desligue-a e aguarde de 15 a 20 segundos, para que a água desça sua temperatura para 95 °C;
  • Moa o café;
  • Deve- se escaldar a prensa por inteiro e descartar a água.
  • Adicionar o café já moído na prensa que estará pré aquecida após escaldar; 
  • Colocar a água quente sobre o café de forma suave, feito isso, deve-se misturar com o café moído com a água quente;
  • Feche a prensa com a tampa e o êmbolo sobre o café, sem pressionar. Aguarde por 4 minutos para que seja feita a infusão;
  • Passado os 4 minutos, pressione de maneira suave o êmbolo sobre o café;
  • Após esses procedimentos, está pronto para servir.
  • Atentar-se na hora de servir o café, adicione-o na xícara bem devagar para evitar que sedimentos oriundos da filtração caiam com a bebida. 

Cafeteira Globinho

Criada em meados de 1830, na Alemanha, a cafeteira Globinho, também conhecida como Sifão ou Globo, possui um formato ímpar que desperta curiosidade em quem conhece em preparar um belo café, diante de tanta elegância. 

Este método traz algumas características que não são encontradas em cafeteiras convencionais. Como o próprio nome já diz, ela possui globos de vidro na parte superior e inferior, além do filtro e funil. Seu segredo está na transferência de calor a vácuo, que tende a acontecer quando a água ferve. Essa particularidade se dá naturalmente pela disposição de sua estrutura, que proporciona que a água tenha esse movimento natural dentro da cafeteria. 

Para preparar um bom café utilizando a Globinho, recomenda-se que a moagem do café seja média grossa (como açúcar cristal), para evitar que o pó passe para o globo que ficará com a bebida já pronta.  Tendo como proporção ideal de 20g de café para 200ml de água.

Esta cafeteria pode ser encontrada em lojas especializadas em bebida de café e tende a ter um valor de compra alto. Seu manuseio também se torna uma desvantagem, pois pode ser facilmente danificado. A pessoa que ainda não tem habilidades para manusear esta cafeteira é comum de acontecer pequenas queimaduras durante o preparo da bebida, por isso deve- se ter atenção. 

O tempo de preparo neste método pode variar bastante, uma vez que pode haver interferência no controle de aquecimento da água controlando a intensidade do fogo. Normalmente este processo demora até 5 minutos para que esteja pronto a servir. 

Chemex French Press Cafeteira Globinho

(Foto: site blog.ucoffee.com)

Modo de preparo – Cafeteira Globinho

  • Adicionar água já pré-aquecida no globo inferior, acelerando o processo de fervura;
  • Espere até que a água ferva e comece a transferir para o globo superior;
  • Neste momento, adicione no globo superior o café com moagem mais grossa;
  • Misture o pó de café com a água até que todo o pó fique submerso em água;
  • Aguarde em torno de 90 segundos até que toda a infusão aconteça;
  • Após 90 segundo, cesse o fogo do globo inferior e posteriormente espere até que a bebida já pronta retorne para o globo inferior;
  • Após essas etapas, o café encontra- se pronto para servir.

Pressca

A cafeteira Pressca, é uma invenção nacional, que vem sendo bastante procurada no mercado, diante da facilidade em estar carregando ela, uma vez que, ela consegue preservar a temperatura do café, sendo útil para transportar para o trabalho, escola, viagens e diversos outros lugares. 

Sua fácil locomoção é dada, pela simplicidade em sua estrutura, sendo composto apenas por dois copos, interno e externo, garantindo o isolamento térmico, e o êmbolo, onde fica o filtro de aço. 

Esta cafeteira permite ao consumidor alternar nos tipos de moagens, proporcionando diferentes resultados dentro de um mesmo café, o que não acontece em outros métodos que normalmente já vem com recomendação de uma moagem específica.  

Junto da embalagem na Pressca vem uma marcação delimitando o máximo de água que se deve adicionar, esse limite deve ser respeitado para que não haja danificação do material. Com isso, podemos variar bastante em relação a proporção de água e café que iremos fazer a bebida, de acordo com os gostos individuais. Uma recomendação é uma porção de 100ml de água quente para 10g de café.

Este método é tão simples e rápido que quase não se encontra desvantagens em comparação com outros métodos. A única particularidade desta cafeteira é que foi planejada para suprir uma pessoa, preparando quantidades quase que individuais.  

Chemex French Press Cafeteira Globinho

(Foto: site revistaespresso.com)

Modo de preparo – Pressca

  • Após moído a gosto o café, adicione-o dentro do copo da Pressca;
  • Coloque toda a água quente sobre o café de forma suave e circular;
  • Aguarde por aproximadamente 4 minutos, para que seja feita a infusão; 
  • Após esse tempo, coloque o êmbolo no copo e abaixe-o devagar, até o final, de forma a isolar o pó de café no fundo do copo;
  • Ao final, a bebida está pronta para servir.

1 comentário