Rehagro Blog
Braquiária na entrelinha do cafeeiro

Braquiária na entrelinha do cafeeiro: veja os benefícios e como manejar

Por muito tempo se acreditou que o cafeeiro deveria ser mantido no limpo, ou seja, com o solo exposto, sem nenhuma planta e/ou cobertura.

Esse manejo acarretava aquecimento excessivo da superfície do solo, evaporação da água do solo mais rápido, impacto direto da água da chuva no solo e, além disso, podendo acarretar erosão do solo.

No entanto, atualmente muitos produtores já realizam o manejo do mato na entrelinha do cafeeiro. O consórcio consiste no cultivo da braquiária na entrelinha do cafeeiro, respeitando uma distância de um metro de cada lado da linha, a fim de não haver competição com o cafeeiro.

Após o corte da braquiária, seu resíduo é colocado na linha do cafeeiro, trazendo muitos benefícios.

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Quais são os benefícios da braquiária na entrelinha?

Muitos são os benefícios proporcionados por esse consórcio, isso porque, o resíduo da braquiária mantido na linha do cafeeiro:

  • Atua na supressão de plantas daninhas;
  • Protege o solo contra o impacto direto de gotas de chuva sobre a superfície;
  • Protege o solo do superaquecimento do solo, que pode ser prejudicial às raízes;
  • Atua na manutenção da umidade do solo, reduzindo a evaporação de água do solo;
  • É fonte de nutrientes para o cafeeiro e aumenta o teor de matéria orgânica no solo.

Palhada da braquiária nas entrelinhas do plantio de caféPalhada da braquiária na linha de plantio (Foto: Diego Baquião)

A braquiária na entrelinha do cafeeiro atua diminuindo o risco de erosões do solo, seu sistema radicular ajuda na estruturação do solo, devido à decomposição de parte das raízes que ocorre após a ceifa dessa gramínea.

Outro aspecto importante, é a redução no uso de herbicidas no cafeeiro, isso porque, a sua utilização é feita somente na linha do cafeeiro, uma vez que a entrelinha é manejada com roçadas.

Além disso, em lavouras novas, esse consórcio atua como quebra vento, evitando problemas de tombamento de mudas, que é comum em áreas sujeitas a ventos fortes.

Curso Gestão na Produção de Café Arábica

Qual espécie de braquiária escolher?

Para a escolha da cultivar a ser plantada, deve-se observar algumas características, pois cada cultivar possui sua particularidade.

Brachiaria brizantha

A Brachiaria brizantha (Urochloa brizantha) ou braquiarão, apresenta crescimento entouceirado, dessa forma não cobrindo totalmente o terreno. Por isso, essa espécie não é recomendada para esse fim, visto que o terreno ficará exposto, não atendendo nosso objetivo de cobrir o solo.

Brachiaria brizantha nas linhas de plantio de caféBrachiaria brizantha. (Foto: Diego Baquião)

Brachiaria decumbens

A Brachiaria decumbens (Urochloa decumbens) ou braquiarinha, é uma cultivar rústica, apresentando boa tolerância ao sombreamento.

Essa braquiária forma touceiras menores, proporcionando maior cobertura da entrelinha do cafeeiro quando comparada a U. brizantha. Essa espécie é uma boa opção para o manejo do cafeeiro com a brachiaria, podendo ser usada com êxito.

Brachiaria decumbens nas entrelinhas do caféBrachiaria decumbens (Foto: Larissa Cocato)

Brachiaria ruziziensis

A Brachiaria ruziziensis (Urochloa ruziziensis) não apresenta tamanha rusticidade quando comparada com a U. decumbens, dessa forma sua formação na área é mais demorada.

No entanto, ela possui grandes vantagens, por entouceirar menos que as outras espécies citadas, ela cobre mais o terreno, demora mais para produzir sementes, se mantendo por mais tempo no período vegetativo e produzindo maior quantidade de massa por hectare.

Portanto, essa espécie é uma ótima opção para ser utilizada no manejo com a cultura do café.

Como implantar a braquiária na entrelinha do cafeeiro?

Após a escolha da espécie de braquiária a ser colocada na área, é recomendado realizar o plantio com antecedência, deixando a braquiária já formada, e após isso realizar o plantio do café.

No entanto, normalmente as lavouras são arrancadas em julho/agosto e o novo plantio já será realizado em novembro. Neste caso, deve-se optar por semear a braquiária quanto antes possível, podendo ser realizado o semeio após a abertura do sulco, ou antes da abertura, sendo este último preferido por alguns técnicos.

Para a implantação da braquiária, deve-se aplicar herbicida em área total, após 10 dias realizar o plantio com plantadoras próprias, ou pode ser feito a lanço com adubadoras, onde deve-se utilizar um sistema de rolo ou alguma adaptação que consiga cobrir as sementes na área, pois se não estiverem cobertas as sementes não irão germinar.

A quantidade de semente a ser utilizada irá depender da porcentagem de germinação das sementes e se elas são peletizadas ou não, sendo utilizado em torno de 10 a 20 kg de sementes por hectare, podendo ser a braquiária decumbens (Urochloa decumbens) ou a braquiária ruziziensis (Urochloa ruziziensis).

E-book Braquiária na entrelinha do cafeeiro

Como manejar a braquiária?

Para o manejo da braquiária, emprega-se duas práticas:

  1. Uma no período chuvoso (outubro a março);
  2. Uma no período seco (abril a setembro).

No período chuvoso, em lavouras de plantio, 1ª e 2ª safra e recepa, realiza-se roçadas alternadas nas ruas. Já em lavouras a partir da 3ª safra, pode-se roçar todas as ruas, e em ambos os casos, sempre que possível, é bom direcionar o mato para a projeção da saia do cafeeiro com o intuito de manter a umidade e fornecer nutrientes.

Na foto abaixo temos uma lavoura da cultivar Catuaí 62, com espaçamento 3,70 m 0,50 m, de 7 meses de idade, apresentando o manejo com linhas alternadas utilizando a Brachiaria Ruziziensis (Urochloa ruziziensis).

Manejo de lavoura nova com linhas alternadas utilizando a braquiária RuziziensisManejo de lavoura nova com linhas alternadas utilizando a braquiária Ruziziensis (Urochloa ruziziensis). (Foto: Diego Baquião)

Já no período seco, realiza-se o controle em todas as ruas sem alternar, pois facilita na condução da arruação, salientando que o controle dessa gramínea na entrelinha é feito apenas através de roçadas, sem a utilização de herbicidas.

Na linha do cafeeiro, utilizam-se herbicidas para o controle de plantas invasoras a fim de não exercer competição. É importante destacar, que se deve respeitar uma faixa de controle de 100 cm de cada lado da linha do cafeeiro, de acordo com o estudo de Souza et al. (2006).

Isso porque, estudos mostram a interferência negativa no crescimento das plantas quando há aumento na densidade de plantas da espécie braquiária decumbens, acarretando redução da área foliar (DIAS et al., 2004).

Braquiária na entrelinha do cafeeiro de lavouras adultasBraquiária na entrelinha do cafeeiro de lavouras adultas. (Foto: Luiz Paulo Vilela)

Muitos estudos mostram os benefícios proporcionados ao solo e até mesmo as plantas de café, quando manejado adequadamente a braquiária.

O manejo da braquiária na entrelinha do cafeeiro acarretou maior vigor do cafeeiro tanto na época seca quando na época chuvosa, se comparado ao manejo com o solo exposto (sem cobertura) e a utilização do filme plástico de polietileno (mulching) utilizado na linha do cafeeiro.

Há relatos de efeitos alelopáticos na cultura do café com a utilização dessa gramínea, no entanto, não foi comprovado cientificamente esse tipo de efeito sobre a cultura do café.

Considerações sobre a utilização da braquiária na entrelinha do cafeeiro

Portanto, o consórcio da braquiária na entrelinha do cafeeiro se mostra uma excelente estratégia de manejo para ser utilizada, isso porque, ela promove diversos benefícios, que pode acarretar maior vigor as plantas.

Esses benefícios envolvem desde a proteção do solo, reduzindo assim a temperatura do solo e o impacto direto da água da chuva, e até mesmo na possibilidade de fornecimento de nutrientes através da mineralização da braquiária.

Vale ressaltar, que a braquiária deve ser bem manejada, para que não exerça competição com o cafeeiro e possa trazer prejuízos a produtividade da cultura.

Quer continuar aprendendo?

Venha conhecer o Curso Gestão na Produção de Café Arábica.

Dado por consultores altamente renomados, com conteúdo 100% aplicável. 

São ensinadas técnicas com resultados comprovados na prática ao longo de mais de 20 anos de consultoria na cafeicultura.

Quer saber mais informações? Clique no link e conheça.

Curso Gestão na Produção de Café Arábica

Larissa Cocato - Coordenadora de Ensino Café

2 comentários

  • Parabéns pela publicação. Gostaria de tirar uma dúvida. Qual a dose de P2O5 deve-se utilizar para o semeio de braquiária na entrelinha do cafeeiro? Ou não há necessidade de algum adubo fosfatado na implantação? Obrigado.