Rehagro Blog

Gestão financeira na cultura do café: como realizar?

A gestão financeira gerencia a disponibilidade de dinheiro, de recurso. Já a gestão econômica verifica se estamos aplicando o recurso de forma correta. Nesse sentido, o econômico demonstra a eficiência, através do lucro. O financeiro demonstra o caixa.

A eficiência de uma operação econômica se apura pelo DRE, que falaremos a respeito mais adiante. O financeiro se controla pelo fluxo de caixa.

O econômico deve ser considerado pelo regime de competência, período no qual se realizou o fato, e o financeiro pelas datas efetivas em que ocorreram pagamentos e recebimentos.

Econômico é aquilo que gera o financeiro, por exemplo, a venda de café é um ato econômico e o recebimento dessa venda é um ato financeiro.

Por que existe a gestão econômica e financeira?

A Gestão Econômica e Financeira existe para que o gestor do negócio possa, através dos indicadores financeiros, tomar decisões estratégicas para sua fazenda, uma vez que esses indicadores trazem em números a realidade e a saúde financeira do negócio.

Como benefício, ela proporciona que o gestor tenha o seu negócio em mãos, e dessa forma, possa ser mais assertivo em suas decisões.

Orçamento da fazenda de café

O orçamento é parte de um plano financeiro estratégico, que compreende a previsão de receitas e despesas futuras para a administração de determinando período de tempo.

Abaixo, temos um exemplo de orçamento:

Exemplo de orçamento de uma gestão financeira

Por que o orçamento é importante?

Com um orçamento bem feito, o gestor consegue ter um controle mais eficiente das finanças da sua fazenda, evitando a escassez de recursos financeiros ou os gastos desnecessários com despesas que não são prioritárias.

Como o orçamento da cultura do café é feito?

O orçamento é feito antes do início da safra de café, contendo mês a mês, a previsão de todos os gastos e receitas que irão ocorrer naquele período.

Esse orçamento contempla todos os tipos de receitas e despesas, desde receitas de vendas, até o gasto com manejo das lavouras, colheita, pós-colheita, armazenamento, etc. Se a fazenda já tiver um histórico do financeiro, fica mais fácil a sua realização.

É importante que dentro de cada mês seja especificado os gastos, para que posteriormente possa se comparar, se o recurso proposto para aquela atividade foi suficiente, se houve desvio, ou se não foi realizado.  

Curso Gestão na Produção de Café Arábica

Benefícios do orçamento

A partir desta previsão, é possível se ter uma estimativa do valor que será gasto naquela referida safra e também, dos gastos por atividade mês a mês.

Dessa forma, o orçamento possibilita ter uma visão do quanto de dinheiro será necessário no período, auxiliando assim, uma melhor tomada de decisão.

O orçamento também é interessante para planejar as vendas de café, de acordo com a necessidade de recursos financeiros durante o período.

Fluxo de caixa na cultura do café

O fluxo de caixa é uma ferramenta de controle financeiro, em que, por meio dela é possível visualizar todas as entradas e saídas de dinheiro, tendo assim uma visão completa do negócio.

A partir do fluxo de caixa, é possível ver quanto está entrando e saindo de dinheiro.

Abaixo, temos o exemplo de um fluxo de caixa, de uma propriedade que possui mais de uma atividade agrícola:

Tabela com fluxo de caixa de uma fazenda

Por que é importante ter fluxo de caixa?

O benefício da utilização do fluxo de caixa está relacionado ao controle financeiro da sua fazenda. Ao organizar todas as receitas e despesas de acordo com data e categoria, é possível ter uma visão clara de todas as movimentações que ocorreram no período em questão.

Dessa forma, você consegue também saber qual a sua necessidade de caixa para os próximos 30 ou 60 dias, por exemplo.

Como implementar o fluxo de caixa?

Para a construção do Fluxo de Caixa, o primeiro passo é saber quanto seu negócio tem em caixa. No segundo momento, é necessário que você tenha uma Plano de Contas bem definido, para que você consiga alocar cada gasto e cada receita a Conta Gerencial referida. Assim, quando você quiser analisar as origens das receitas e dos gastos, você consiga fazer de forma clara.

Após essas etapas realizadas, registre todas as entradas e saídas diárias do caixa da sua fazenda em uma planilha ou em um software de gestão.

Para isto, é necessário realizar a conciliação bancária dos lançamentos para que não aconteça lançamentos equivocados e/ou a falta deles. Assim, atualizando diariamente os lançamentos você terá seu Fluxo de Caixa do período.

Webinar Análise financeira do café

Mas afinal, o que é o plano de contas e centro de custos?

Plano de contas

É uma etapa importante que visa detalhar e padronizar todas as movimentações financeiras da fazenda.

Com ela, os registros financeiros são classificados e codificados formando assim cada conta gerencial, para que o escritório da fazenda tenha uma melhor visão sobre a origem e sobre o uso de cada operação financeira.

Temos abaixo o exemplo de uma parte de um plano de contas:  

Tabela com parte de um plano de contas de uma empresa

Centro de custos

Os centros de custos são uma maneira de separar a fazenda em vários setores, e cada um deles com suas responsabilidades operacionais, financeiras e econômicas. Eles são uma maneira eficiente de agrupar despesas e receitas.

Os centros de custos são de suma importância para a gestão financeira, uma vez que facilitam as análises de cada parte do negócio, assim, se consegue analisar a contribuição de cada área do negócio para a lucratividade da fazenda.

Como exemplo de centro de custos temos: safra café 2020/2021 e administrativo.

Orçamento e fluxo de caixa

A partir da realização de um orçamento e um fluxo de caixa correto, com todas as contas conciliadas, é possível a realização de um check de metas mensais ou por determinado período definido.

Nesse check de metas, você compara qual era o orçamento para determinada atividade no período, o que já foi realizado, o que extrapolou o programado, o porquê desse desvio, ou o que houve de não planejado. Podendo atuar de forma pontual nos itens que ultrapassaram o orçamento.

Para isso, é imprescindível que seja realizada uma conciliação bancaria, para se poder confiar nos números, visto que, ela audita as movimentações que serão comparadas ao orçamento.

Conclusão

Portanto, a gestão financeira gerencia a disponibilidade de dinheiro daquele negócio, e a partir das ferramentas propostas acima, consegue-se tomar decisões mais assertivas com base em números.

Tendo conhecimento do recurso que temos, e de quanto de recurso iremos demandar em determinados períodos, dessa forma, tendo um planejamento da safra, e a partir dele, sendo mais assertivos. Afinal, “quem planeja, às vezes erra! Mas quem não planeja, às vezes acerta!”

Em busca de mais produtividade, lucratividade e qualidade do café produzido?

Conheça o Curso Gestão na Produção de Café Arábica.

Nele, você aprenderá a alcançar a excelência em todo o processo produtivo: desde o preparo do solo até o pós-colheita. Além disso, você terá acesso a ferramentas práticas para profissionalizar toda a gestão da fazenda.

Aulas dadas por consultores de grande experiência no campo, que levam para as aulas um conteúdo atualizado e aplicável à sua realidade.

Ficou interessado?

Clique no link abaixo e saiba mais informações.

Curso Gestão na Produção de Café Arábica

 

Larissa Cocato - Coordenadora de Ensino Café

Comentar