Rehagro Blog
Cigarra do cafeeiro

Cigarra-do-cafeeiro: veja como controlar essa praga

Inseto pertencente a ordem hemíptera, a cigarra-do-cafeeiro é um inseto sugador que possui metamorfose incompleta. É uma praga que não ataca somente o cafeeiro (Polífago), dessa forma, ela pode atacar outras espécies de plantas.

Na cafeicultura da região do Sul de Minas, ocorrem três espécies de cigarra, sendo elas:

  1. Quesada gigas;
  2. Fidicinoides sp.;
  3. Carineta sp.

No entanto, a Q. gigas é predominante e causa maiores prejuízos, essa espécie possui em torno de 5 a 7 cm e apresenta trânsito de agosto a novembro, por isso, deve-se ficar atento com a ocorrência dessa praga.

Tipos de cigarras-do-cafeeiroAdultos de Q. gigas, macho (esquerda) e fêmea (direita). (Fonte: Paulo Rebelles Reis – EPAMIG)

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Ciclo da cigarra-do-cafeeiro

As fêmeas adultas após terem sido copuladas pelos machos, depositam seus ovos nos ramos das plantas hospedeiras e após a eclosão dos ovos, há a formação da fase ninfa móvel, que desce até o solo através de um filamento produzido pela própria ninfa, a fim de buscar uma raiz do cafeeiro e iniciar sua alimentação da seiva.

Terminada a fase de ninfa móvel e já totalmente desenvolvida, elas abandonam o solo, deixando buracos no solo em sua saída, sobem no caule do cafeeiro e fixam-se no tronco, passando assim para a fase ninfa imóvel.

Posteriormente a essa fase, ocorre a ecdise (mudança do exoesqueleto) emergindo o adulto, dessa forma estando prontas ao acasalamento.

Cigarra-do-cafeeiro na terraNinfas móveis de Q. gigas no solo (Fonte: Paulo Rebelles Reis – EPAMIG)

Cigarra-do-cafeeiroCigarra-do-cafeeiro.

Calendário agrícola do café

 

Danos e prejuízos da cigarra-do-cafeeiro

Apesar de ser uma praga que não ataca apenas a cultura do café, as cigarras podem trazer prejuízos ao cafeeiro, quando não manejadas corretamente.

Devido a sua alimentação da seiva das raízes, pode acarretar prejuízos ao aproveitamento de água e nutrientes, resultando em:

  • Morte das raízes;
  • Clorose;
  • Queda precoce de folhas;
  • Prejuízos a granação dos frutos;
  • Queda na produção;
  • Diminuição da vida útil das lavouras;
  • Definhamento progressivo e morte das plantas, em casos mais severos.

Monitoramento e controle da cigarra

Embora nos últimos anos as cigarras não tenham apresentando grandes problemas em diversas lavouras cafeeiras, devido ao controle com produtos eficientes via solo, ainda podemos encontrar lavouras com infestação dessa praga. Para a tomada de decisão do controle, deve-se realizar o monitoramento, com o intuito de verificar a infestação.

O monitoramento é feito nos talhões, após observar a presença de orifícios circulares de saída de ninfas móveis do solo, na projeção da copa do cafeeiro e a presença de exúvias no caule.

Deve-se escolher 10 plantas ao acaso, e realizar trincheiras de um lado dessas plantas, retirando as ninfas encontradas, para posteriormente serem contabilizadas e multiplicadas por dois, para que represente ambos os lados da planta amostrada. Caso sejam encontradas mais de 35 ninfas móveis, deve-se realizar o controle.

Pode-se fazer o controle químico com inseticidas do grupo químico neonicotinóide, como imidacloprid e thiamethoxam, devendo observar a dosagem recomendada e o modo de aplicação para cada produto. Com o intuito de realizar uma boa distribuição, para melhor contato e absorção pelas raízes.

Quer continuar aprendendo?

Venha conhecer o Curso Gestão na Produção de Café Arábica.

Dado por consultores altamente renomados, com conteúdo 100% aplicável. 

São ensinadas técnicas com resultados comprovados na prática ao longo de mais de 20 anos de consultoria na cafeicultura.

Quer saber mais informações? Clique no link e conheça.

Curso Gestão na Produção de Café Arábica

2 comentários