Rehagro Blog
Gado nelore

Boi 777: como aplicar essa técnica?

A técnica do boi 777 é um modelo de sistema de produção, desenvolvido pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), como uma sugestão para aumentar a produção e a produtividade das fazendas.

Serão produzidas 7 arrobas na cria, 7 recria e 7 na terminação, totalizando 21 arrobas em 24 meses, conforme mostrado na imagem a seguir:

Esquema da técnica do boi 777

Porém, o mais importante não são os números (777) antes, é crucial entendermos de onde eles vêm.

São estudos de longa data comprovando que bezerros desmamados com 7 arrobas, seguindo de 7 arrobas produzidas na recria caracterizadas por serem as mais desafiadoras, e as 7 arrobas na terminação encaixa-se em um ótimo modelo em termos zootécnicos e principalmente econômico.

O mais importante que devemos levar é o conceito e não o número.

Isso está ligado ao propósito do produtor dentro da propriedade, pois você pode buscar outros objetivos, e diferentes valores na hora de determinar as metas e mesmo assim conseguir resultados expressivos.

Relevância do boi 777

Você tem uma meta produtiva para cada fase do desenvolvimento dos bovinos de corte?

Para te ajudar com isso, separamos esse vídeo do Dr. Gustavo Siqueira, pesquisador da APTA, explicando o porquê tão importante quanto conhecer a técnica, é ter um bom planejamento e gestão para desenvolver, mensurar e melhorar o seu sistema.

Além disso, busque sempre o maior ganho de peso a desmama, a melhor meta de ganho na recria, e a maneira mais eficiente de terminar os animais, baseado na realidade da propriedade.

Por isso o boi 777 traz a relevância de ter uma meta para cada etapa produtiva, afinal não adianta investir muito na cria, em detrimento da recria, ou vice e versa. Assim, é importante ter um equilíbrio do sistema e melhorar de forma contínua.

Logo, temos os conceitos de gestão, contornar, medir, analisar e consertar os problemas.

Manual de fluxo de caixa para fazendas de gado de corte

Melhore os seus resultados na pecuária de corte!

Conheça o Curso Gestão na Pecuária de Corte do Rehagro.

Eleve sua margem de lucro e otimize indicadores cruciais, como taxa de desfrute, arrobas por hectare/ano, taxa de lotação, GMD, entre outros.

Adquira conhecimento em técnicas validadas ao longo de duas décadas de consultoria nas principais fazendas do Brasil, com resultados práticos comprovados.

Clique e saiba mais!

Curso Gestão na Pecuária de Corte

Comentar