Rehagro Blog

Marketing digital no agronegócio: qual a sua importância?

Marketing digital no agronegócio

A tecnologia está cada dia mais presente no agronegócio, contribuindo com a análise das plantações, pulverização, demarcação do solo no momento da colheita, entre outras formas de atuação.

A internet está sendo reconhecida como algo positivo para os produtores. Além das formas citadas anteriormente, a tecnologia no campo também é um instrumento importante para comunicação e divulgação.

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


O que é o marketing digital e como ele contribui para o agronegócio?

O Marketing Digital consiste em um conjunto de ações e técnicas que vão da comunicação e divulgação, a propagação de informações em geral, através dos meios digitais como internet, telefonia celular, televisão etc.

Podemos dizer que o marketing digital é o novo “boca a boca” na propagação de informações, daí vem sua grande importância para o agro, assim como para outros tipos de empreendimentos. As informações estão em constante movimento, como o agronegócio, que vem crescendo a cada dia mais.

São muitos os benefícios do marketing digital. Proporciona resultados relevantes, benefícios sólidos, para vendas, consultorias, estudos, aperfeiçoamento de técnicas, entre outras possibilidades.

Outro fator importante a considerarmos é que muitas pessoas têm ideias equivocadas sobre o agronegócio brasileiro, e o marketing digital, quando feito assertivamente, permite maximizar a realidade positiva do meio agrícola e seus envolvidos.

Desenvolvendo uma boa estratégia de marketing, a empresa compreende melhor o mercado, tem um direcionamento de para quem fornecer, o quê fornecer, de onde comprar e em que investir.

Para as empresas do agronegócio, os produtores podem contar com o marketing sazonal, que aproveita datas, épocas específicas e importantes conforme o ciclo produtivo do produto ofertado. Bem como o marketing de eventos, que promove o reconhecimento e promoção do nome do negócio, da marca e seus produtos em acontecimentos esporádicos.

Pós-graduação em Gestão do Agronegócio

Redes sociais e o agronegócio

As redes sociais são as principais aliadas para o processo de implantação do marketing digital. Devido à facilidade na propagação das informações, é uma ótima alternativa para quem deseja iniciar a divulgação digital do seu negócio.

Contudo, é interessante procurar uma consultoria de marketing especializada, pois assim como em outros canais de comunicação, nas redes sociais existem uma série de particularidades importantes a serem estudadas e estratégias a serem adotadas para os conteúdos alcançarem um número maior de pessoas e aquelas que têm interesse no produto.

Atualmente, o Facebook e Instagram são os meios mais utilizados pelas empresas de agronegócio, proporcionando inúmeros benefícios na divulgação e interação com novas pessoas, promovendo engajamento e visibilidade. Outra ferramenta que, embora menos utilizada, tem grande potencial, é o WhatsApp, que facilita o relacionamento, contato e vínculo com o público e/ou clientes.

Os conteúdos a serem levados também devem ser bem estudados, passar uma mensagem assertiva e que desperte interesse, sempre analisando a finalidade e produto ofertado pela empresa. É importante a criação de uma estratégia de conteúdo para que eles se transformem em oportunidades.

Assuntos técnicos, curiosidades, atividades dos bastidores da empresa e outros, devem ser exploradas além da venda direta dos produtos.

O marketing digital é necessário e vantajoso para as empresas e para gestão do agronegócio. Através dele é possível alcançar reconhecimento da marca, promover a atração de consumidores, aumento no faturamento, presença digital relevante, melhor relacionamento e interação com clientes, além de agregar valor geral ao negócio.

Quer se tornar especialista na gestão do agronegócio?

A Pós-graduação em Gestão do Agronegócio oferece uma oportunidade única para você se capacitar e se destacar no mercado, adquirindo conhecimentos atualizados sobre as melhores práticas de gestão, inovações tecnológicas aplicadas ao campo, estratégias de marketing e muito mais.

Você será capaz de tomar decisões estratégicas fundamentadas, aumentar a produtividade das operações agrícolas e alcançar o sucesso almejado na área do agronegócio.

Banner Pós-graduação em Gestão do Agronegócio

 

Luana Costa

Comentar