Rehagro Blog

Ácaro vermelho na cultura do café: como controlar essa praga?

O ácaro vermelho (Oligonychus ilicis) é uma praga que pode ocorrer tanto na espécie Coffea arabica, quanto em Coffea canephora. No Brasil, o primeiro relato de Oligonychus ilicis atacando o cafeeiro arábica foi no estado de São Paulo em 1950.   

O cafeeiro Conilon tem se mostrado mais sensível ao ataque de ácaro vermelho, quando comparado com o cafeeiro arábica.

Essa espécie de ácaro fica alojada na parte superior da folha (Figura 1), o ácaro se alimenta das folhas do cafeeiro, prejudicando o desenvolvimento das plantas ao reduzir a eficiência da fotossíntese e causar desfolha.

Fêmeas e ovo de ácaro vermelho sobre a folha do cafeeiro

Figura 1 – Fêmeas e ovo de ácaro vermelho sobre a folha do cafeeiro. Fonte: Paulo Rebelles Reis.

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Principais sintomas e danos causados

O ácaro vermelho se alimenta das folhas do cafeeiro, ele perfura as células e suga parte do conteúdo celular. As plantas atacadas apresentam folhas bronzeadas e sem brilho, é possível notar finas teias tecidas pelo ácaro e os restos de suas ecdises, juntamente com detritos de poeira (Figura 2).

O prejuízo ocorre pela redução da capacidade fotossintética (Figura 3) em função das lesões geradas no limbo foliar e pela desfolha. O dano é mais significativo em plantas que estão em fase de formação (primeiro e segundo ano).

É comum encontrar ataques mais severos nas plantas de café próximas de estradas, normalmente o ataque desse ácaro ocorre em reboleiras, como pode ser observado na Figura 2. Podendo também, mas raramente, atacar toda a plantação em casos mais severos, sendo mais atingidas as plantas com carga maior.

Sintomas do ácaro vermelho em plantas de café

Sintomas do ácaro vermelho em plantas de café

Figura 2- Sintomas do ácaro vermelho em plantas de café. Fotos: Isaias dos Santos

Gráfico com efeito da densidade de ácaros por folha sobre a taxa de fotossíntese potencial

Figura 3 – Efeito da densidade de ácaros O. ilicis (ácaro vermelho) por folha sobre a taxa de fotossíntese potencial, após 21 dias da infestação inicial, em função de diferentes níveis de infestação. Fonte: Franco et al. (2009).

Condições favoráveis para o ácaro vermelho

Época de seca, com estiagem prolongada, são condições favoráveis para o desenvolvimento do ácaro. Os períodos de maior incidência ocorrem no inverno e em épocas de veranicos. Geralmente, regiões mais quentes e secas tendem a enfrentar problemas mais significativos de infestações.

O uso excessivo de fungicidas cúpricos (a base de cobre) visando o controle de ferrugem (Gráfico 1) e também de alguns piretróides, utilizados no controle de bicho-mineiro, tem causado um aumento acentuado da população de ácaro vermelho em plantas de cafeeiro, provocando o que é conhecido como ressurgência.

O aumento do número de ácaros pode ocorrer pela melhoria nas condições fisiológicas da planta provocada pelo produto (trofobiose), pelo estímulo direto na reprodução do ácaro por dosagens subletais do produto (hormoligose), ou ainda pela ação dos produtos sobre os inimigos naturais do ácaro.

Gráfico do efeito de diferentes doses de oxicloreto de cobre em cafeeiros

Gráfico 1- Efeito de diferentes doses de oxicloreto de cobre, aplicadas em 5 pulverizações, no controle da ferrugem, sobre a infestação de ácaro vermelho em cafeeiros. Fonte: Paulini et al. (1975) apud MATIELLO, J. B. et al. 2020.

Calendário agrícola do café

Formas de controle do ácaro vermelho

Preventivo

Uma forma preventiva de evitar aumentos da população é ter cuidado com a utilização continua e exagerada de fungicidas cúpricos e os inseticidas piretróides e neonicotinóides que podem acarretar em aumento da população desses ácaros.

Físico

Como a maioria dos ácaros dessa espécie ficam na superfície das folhas, chuvas intensas e constantes e/ou irrigação por aspersão, podem exercer o controle físico, reduzindo a população dos ácaros.

Químico

Quando necessário, o controle químico deve ser realizado por meio de pulverizações de acaricidas/inseticidas específicos, dando preferência para produtos que sejam seletivos para inimigos naturais, principalmente aos ácaros Phytoseiidae. Para melhor eficiência no controle, recomenda-se trabalhar com volume de calda maior, entre 600 e 800 Lt/ha.

Tabela de produtos registrados para o controle do ácaro vermelho no cafeeiro

Tabela 1 – Produtos registrados para o controle do ácaro vermelho no cafeeiro. Fonte: Brasil (2024).

Transforme sua lavoura em um negócio lucrativo!

Descubra os segredos para atingir alta produtividade e lucratividade com o curso Curso Gestão na Produção de Café Arábica.

Torne-se um mestre na gestão da fazenda e no manejo do cafeeiro, aplicando técnicas validadas em mais de duas décadas de consultoria. 

Domine o processo produtivo, desde o solo até o pós-colheita. 

Junte-se a nós para elevar a qualidade do seu café, profissionalizar a gestão da fazenda e ampliar sua margem de lucro.

Clique no banner abaixo e saiba mais.

Curso Gestão na Produção de Café Arábica

Isaias dos Santos

Larissa Cocato - Coordenadora de Ensino Café

Referências bibliográficas

  • BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. AGROFIT. Sistemas de Agrotóxicos Fitossanitários. Brasília, DF: MAPA, [2024]. Disponível em: <https://agrofit.agricultura.gov.br/agrofit_cons/principal_agrofit_cons>. Acessado em 10 fev. 2024.
  • Franco, R. A., Reis, P. R., Zacarias, M. S., Altoé, B. F., & Barbosa, J. P. R. A. D. Influência da infestação de Oligonychus ilicis (McGregor, 1917)(Acari: tetranychidae) sobre a taxa de fotossíntese potencial de folhas de cafeeiro. Embrapa Café-Artigo em periódico indexado (ALICE). 2009.
  • GUIMARÃES, R.J. MENDES, A.N.G. BALIZA, D.P. Semiologia do Cafeeiro: Sintomas de desordens nutricionais, fitossanitárias e fisiológicas. Lavras: UFLA, 2010. 215p.  
  • MATIELLO, J. B. et al. Cultura de café no Brasil: Manual de recomendações. Varginha, MG, 2020. p.714.  
  • REIS, P.R. ZACARIAS, M.S. Ácaros em Cafeeiro. Boletim Técnico, nº 81. Belo Horizonte: EPAMIG, 2007.

Comentar