Rehagro Blog

A época de poda pode interferir no crescimento e produção do cafeeiro?

A decisão de realização da poda varia de acordo com a situação da lavoura, como a presença ou ausência de saia, adensamento, falhas, ocorrência de geadas, stand de plantas, entre outros fatores. Após a decisão de podar a lavoura, além da escolha do tipo de poda a ser realizado, é importante ter atenção a época da sua realização, pois ela pode afetar o desenvolvimento da planta e consequentemente a produtividade das próximas safras, isso porque, a lavoura podada mais cedo tem mais tempo para vegetar.

época de poda

Figura 1. Lavoura decotada. (Foto: Diego Baquião).

Matiello et al. (2008) concluíram que a poda do tipo esqueletamento juntamente com a realização do decote em cafeeiros do cultivar Mundo Novo 379/19, quando realizada mais cedo, nos meses de julho e agosto, apresentaram recuperação mais rápida nas brotações e produções iniciais mais altas, como mostra a tabela 1.

Tabela.1 Produtividades, em sacas/ha, na primeira safra, em cafeeiros esqueletados e decotados em diferentes épocas, no ensaio em Varginha-MG, 2008.

Adaptado: PROCAFÉ, 2008.

A foto abaixo mostra o crescimento dos ramos plagiotrópicos em diferentes meses de poda, de julho à dezembro, dessa forma evidenciando o maior desenvolvimento daqueles ramos em que a poda foi realizada mais cedo.

época de poda

Figura 2. Fonte: GARCIA, A.L.A.

Da mesma forma, Pereira et al. (2007) realizaram um estudo com a poda tipo recepa comparando duas épocas de poda, uma feita logo após a colheita (julho 2002) e outra poda tardia, em janeiro de 2003. Concluíram que a melhor época de poda de se podar o cafeeiro é logo após a colheita, isso porque a estação chuvosa propicia melhores condições de recuperação da planta. Dessa forma, esse tipo de poda após a colheita faz com que após dois anos o cafeeiro já apresente capacidade vegetativa de produção.

Tabela.2 Comprimento e diâmetro do broto, diâmetro da saia e número de plagiotrópicos de cafeeiros, em julho de 2004, em função de duas épocas de poda.

Machado-MG, 2004.

As médias seguidas pela mesma letra na coluna não diferem-se significativamente entre si pelo teste Scott-Knott a 5% de probabilidade.

época de poda

Figura 3. Lavora recepada, do cultivar Catucaí. (Foto: Henio Inácio).

Para a poda tipo decote, Santinato (2012) realizou um estudo comparando épocas para realização de podas do tipo decote, nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro, sendo avaliada a poda em três anos (2010, 2011 e 2012). Na primeira safra após a poda, a época mais indicada para poda foi o mês de agosto e setembro. A poda tardia, nos meses de outubro e novembro proporciona redução da produção na primeira safra, mas de acordo com o estudo, essa produção foi recuperada na segunda safra para a poda no mês de outubro e na terceira safra para o mês de novembro.

Tabela.3 Produção em função da época de poda por decote em cafezal nas condições de clima e solo na região dos cerrados de Araguari,MG.

* Tratamentos seguidos das mesmas letras nas colunas não diferem entre si pelo teste de Ducan a 5% de probabilidade.

Figura 4. Lavoura do cultivar Mundo Novo, decotada com altura de 1,80 m (Foto: Diego Baquião).

Por isso a época de poda pode interferir no crescimento e produção do cafeeiro, principalmente em podas mais drásticas como é o caso da recepa e esqueletamento, isso porque a planta irá possuir mais tempo para vegetar novamente, dessa forma apresentando maiores produtividades na primeira safra. Já no caso de poda do tipo decote, poda menos drástica, a primeira produção também é afetada pela poda mais tardia, no entanto, essa produção média pode ser recuperada nas safras seguintes.

Apesar disso, a poda (decote) tardia acarreta em atraso econômico a curto prazo, devido a redução da produção das primeiras safras. Portanto, é recomendado a realização da poda o quanto antes, para que a planta apresente maior crescimento vegetativo para produzir e não comprometer as próximas safras.

Referências:

  • MATIELLO, J. B.; FAGUNDES, A. V. ROSA, G. N.; LEITE FILHO, S. Época de podar, preste atenção para não atrasar. (Link)
  • PEREIRA, S. P., GUIMARÃES, R. J., BARTHOLO, G. F., GUIMARÃES, P. T. G., & ALVES, J. D. Crescimento vegetativo e produção de cafeeiros (Coffea arabica L.) recepados em duas épocas, conduzidos em espaçamentos crescentes. Ciência e Agrotecnologia, Lavras31(3), 643-649. 2007. (Link)
  • SANTINATO, R.; MOSCA, E.; SILVA, R. O.; SILVA, V. A.; SANTINATO, F. Época de poda por decote em cafezal nas condições de climasolo na região dos cerrados de araguari, mg. (Link)

Comentar