Vassourinha de botão

Como manejar essa planta daninha?

A planta daninha vassourinha de botão (Spermacoce sp.) é uma espécie dentro da família Rubiaceae, nativa da América Tropical, introduzida em outras regiões do mundo.

Sua reprodução é exclusiva por sementes, a via fotossintética provável é a do tipo C3 e o ciclo de vida é classificado como perene simples.

A vassourinha de botão é uma espécie que apresenta biótipos tolerantes ao glyphosate, e que estão amplamente distribuídos nas lavouras brasileiras.

Elas competem com a cultura da soja por recursos, afetando seu desenvolvimento e podendo causar perdas na produtividade, redução na qualidade dos grãos, maturação desuniforme e até inviabilização da colheita.

O seu manejo consiste em suprimir o crescimento ou a densidade de indivíduos até níveis aceitáveis, não ocasionando prejuízos para a cultura principal.

Os herbicidas são a principal e mais eficiente ferramenta usada para controle de plantas daninhas na cultura da soja.

O uso desses produtos em pré ou pós-emergência, combinados com outras práticas de manejo, são suficientes para garantir vantagem competitiva para a soja nos estádios iniciais e mesmo durante todo o ciclo.

Atenção! Cada planta de vassourinha-de-botão em competição com a cultura da soja durante todo ciclo é capaz de reduzir a produtividade da soja em 1,3 a 4,2%, equivalente a 0,8 a 2,6 sacas de 60 kg por hectare.

Domine todas as etapas do manejo para conduzir lavouras a altos tetos produtivos: desde o planejamento da safra até o pós-colheita de sucesso.

Pós-graduação em Produção de Grãos

Tenha acesso ao conhecimento que gera resultados em sacas/hectare.