Ultrassonografia em bovinos leiteiros

Quais os benefícios no diagnóstico de doenças

As doenças respiratórias em bovinos são um desafio comum nas fazendas do país. O diagnóstico costuma ser tardio e baseado em sinais clínicos, dificultando o tratamento precoce e eficaz das bezerras.

O pulmão direito dos bovinos é relativamente maior do que o pulmão esquerdo e ambos são bem compartimentalizados.

Essa diferença anatômica deve ser considerada ao examinar e avaliar lobos para diagnosticar pneumonia em bezerras, por exemplo.

A ultrassonografia, muitas vezes independe da presença de sinais clínicos para o fechamento do diagnóstico de pneumonia, o que permite a identificação de quadros subclínicos nos animais.

O uso dessa ferramenta permite um diagnóstico mais preciso na fazenda, avaliando a intensidade das afecções respiratórias nas bezerras, categoria mais afetada, a gravidade das lesões, além de monitorar a recuperação dos animais e a eficiência do tratamento.

A adoção dessa ferramenta melhora a tomada de decisão no tratamento de bezerras. Além disso, pode ser aliada em outras práticas, como monitoramento de temperatura e escores respiratórios de Wisconsin e Califórnia, permitindo diagnósticos mais precoces.

Somado a isso, o ultrassom possui outros benefícios como avaliação clínica das vacas, podendo ser utilizado para avaliação das estruturas umbilicais dos bezerros e para o diagnóstico reprodutivo e da saúde reprodutiva das vacas.

Tenha segurança para atuar na nutrição, reprodução, qualidade do leite, sanidade, criação de bezerros e na gestão financeira da fazenda.

Pós-graduação em Pecuária Leiteira

Tenha acesso ao conhecimento que gera resultados reais, aumente sua possibilidade de atuação e sua remuneração.