Suplementação de bezerros de corte

Quais as formas de fazer?

Do nascimento até a desmama, os animais atingem as melhores taxas de ganho de peso, alcançando cerca de 25 a 35% do peso final de abate em apenas sete meses.

Após as 16 semanas, a relação entre a produção de leite da mãe e o ganho de peso da cria diminui. A partir dos 3 a 4 meses de idade, a maioria dos nutrientes essenciais para os bezerros de corte provém de fontes além do leite materno.

Para suprir as possíveis deficiências nutricionais, determinadas formas de suplementação de bezerros foram desenvolvidas.

O Creep-feeding consiste na suplementação de bezerros com ração balanceada em um cocho cercado, proporcionando acesso exclusivo aos animais.

O Creep-grazing, método subutilizado no Brasil, mantém bezerros junto às mães em um piquete com forrageiras nutritivas de pequeno porte e alta densidade, como azevém, aveia, tifton, milheto, etc.

Além das duas formas de suplementação, a desmama precoce pode ser utilizada para permitir que as matrizes recuperem seu estado corporal e manifestem o cio.

Essa estratégia facilita o descarte de fêmeas que não reconceberam ao final da estação, sem ocupar espaço por muito tempo na propriedade.

Bezerros com 90-120 dias de idade são desmamados e colocados em pastagens adequadas, afastados das mães, que devem ser formadas com forrageiras atendendo aos requisitos do creep-grazing.

Nutrição e pastagens representam até 76% dos custos de produção. Saiba como dominar esse conhecimento e eleve ao máximo a rentabilidade da fazenda.

Conheça o curso Gestão da Nutrição e Pastagens na Pecuária de Corte do Rehagro e aumente a rentabilidade do seu negócio com as melhores estratégias.