Suplementação a pasto do gado de corte

Como aumentar a rentabilidade?

A suplementação na produção de gado de corte pode ser ajustada com base no valor nutritivo da forragem, relacionado à estratégia de manejo do pasto.

O consumo de forragem de animais em pastagens é um processo complexo, afetado por diversos fatores, alguns relacionados ao animal e outros relacionados à pastagem.

Muitas vezes, o potencial genético do animal é limitado pela falta de energia, e, também, por proteína, quando em pastagens mais pobres.

A suplementação otimiza o uso de forragens ao manipular a dieta por meio de dois mecanismos: aumentando a digestão ruminal e/ou acelerando a passagem de componentes indigestíveis.

Porém, ajustar os níveis de proteína e energia para promover maior crescimento microbiano e melhor utilização da fibra é um desafio significativo.

Isso se torna mais complexo ao considerar as interações entre suplemento e forragem, que dependem da quantidade e qualidade da forragem, bem como da quantidade e tipo de suplemento fornecido.

Em sistemas de produção já estabelecidos, a suplementação surge como uma ferramenta de auxílio às pastagens, visando produções compatíveis com a capacidade genética dos animais.

Para gerenciar a nutrição de animais de corte em pasto, é crucial entender a dinâmica do manejo de forragens, avaliar a qualidade e quantidade oferecida, e ajustar a interação com suplementos conforme as épocas do ano e metas específicas.

Quer aprender sobre suplementação na cria e recria, engorda a pasto e em confinamento, alcance excelência no manejo de pastagens e muito mais?

Conheça o curso Gestão da Nutrição e Pastagens na Pecuária de Corte do Rehagro e aumente a rentabilidade do seu negócio com as melhores estratégias.