Soro para bezerras leiteiras

Um auxiliar contra a desidratação

Bezerras doentes, independentemente da causa, mostram mudanças fisiológicas e comportamentais que dificultam a recuperação.

A principal é a perda de apetite, resultando em ingestão reduzida de água e alimentos, tornando-as menos resistentes.

Na diarreia, a desidratação é grave devido à grande perda de líquidos nas fezes. A tabela abaixo detalha a perda de água e nutrientes nas fezes de bezerros com diarreia.

Na maioria das vezes, a morte de bezerros com diarréia não é devido à infecção, mas à desidratação. A partir desta observação, o soro oral torna-se fundamental.

Esse soro pode ser tanto comercial, quanto formulado na própria fazenda, conforme a fórmula a seguir: 4 litros de água, 16 gramas de bicarbonato de sódio, 4 gramas de cloreto de potássio, 20 gramas de sal comum e 80 gramas de glicose de milho.

A formulação apresentada deve ser misturada à água somente no momento do fornecimento. Além disso, o soro deve ser fornecido no mínimo 30 minutos após o fornecimento de leite.

Os bezerros normalmente aceitam muito bem o soro oral. O soro pode ser colocado na vasilha de água para que a bezerra beba ou pode ser fornecido com mamadeira.

O soro para bezerros hidrata e estimula o apetite, facilitando a recuperação. Sua utilização é prática e deve estar sempre disponível nas fazendas para auxiliar no tratamento de diversas doenças.

Aprenda como realizar um bom manejo do rebanho em todas as áreas.

Curso Gestão na Pecuária Leiteira