Sistema santa fé

Conceito e implementação

O Sistema Santa Fé consiste no aproveitamento intensivo das áreas agrícolas, reduzindo os custos porque consegue o aproveitamento da mesma área o ano todo, com lavouras anuais de cereais na safra de verão.

É um sistema que integra a cultura do milho com a braquiária, possui vários benefícios e pode ser utilizado como uma forma de manejar plantas daninhas.

Na entressafra são produzidas forrageiras, como a braquiária, para fornecimento de palhada boa o bastante para um plantio direto.

A braquiária consegue suprimir a germinação de plantas daninhas, como a buva, quando consorciada com o milho.

Porém, é necessário tomar cuidados para evitar perdas de produtividade ao associar a braquiária com o milho, pois estarão disputando o mesmo espaço.

Para isso, é necessário suprimir a braquiária utilizando herbicidas, como mesotrione, adequadamente.

O sistema Santa Fé traz vários benefícios, como a redução da incidência de plantas daninhas na cultura da soja e a ciclagem de nutrientes no solo.

Entretanto, é importante não ter plantas daninhas na área escolhida, como o amargoso, ao adotar o sistema Santa Fé, pois os herbicidas utilizados no seu controle, podem afetar a produtividade da braquiária também.

Saiba como elevar a produtividade e rentabilidade da fazenda usando estratégias com resultados comprovados na prática.

Curso Gestão na Produção de Grãos

Aprenda a construir a fertilidade do solo, nutrir as lavouras, fazer um bom manejo de pragas, doenças e daninhas, profissionalizar a gestão da fazenda e muito mais.