Sistema de Integração Lavoura Pecuária

Quais os seus benefícios?

O Sistema Integração Lavoura Pecuária (ILP) é uma estratégia utilizada na pecuária de corte, pois o comércio interno e externo está em constante crescente, gerando uma alta demanda para os sistemas de produção.

Ela fundamenta-se na intensificação do uso da terra, recuperação de áreas degradadas, diversificação de atividades e aumento da eficiência dos sistemas de produção, contemplando os pilares da sustentabilidade.

Essa estratégia realiza a união de dois sistemas de produção: a agricultura e a pecuária concomitantemente. Possibilitando, assim, ganhos tanto para os animais, quanto para o pasto.

Para implementar, o primeiro passo é a escolha da espécie forrageira e da cultura. Dentre as mais comuns estão: brachiaria + sorgo, brachiaria + milho, brachiaria + milho + soja.

Além disso, não esqueça de se perguntar: “Qual cultura e espécie forrageira se adequa melhor à realidade da minha fazenda”.

Fatores como clima, preço e disponibilidade das sementes, investimento em máquinas, treinamento e capacitação de mão-de-obra, vão interferir na escolha.

Como benefícios, podemos citar: – Recuperar as pastagens degradadas; – Produzir alimento para os períodos de seca; – Recuperar a fertilidade do solo em áreas degradadas; – Melhorar as condições físicas e biológicas do solo.

A aplicação correta da ILP pode acelerar a recuperação do solo e o retorno financeiro, aumentando a produção de massa forrageira e formando palhada para proteger o solo e disponibilizar mais nutrientes.

O sistema ILP é uma estratégia importante para aumentar a eficiência produtiva na agricultura e pecuária. No entanto, é essencial avaliar a realidade do sistema de produção para evitar prejuízos após sua implementação.

Curso Gestão da Nutrição e Pastagens na Pecuária de Corte

Aprenda a aumentar a produção de arrobas por hectare, obtenha animais de ciclo curto, bem acabados e potencialize os resultados financeiros na atividade.