Sistema de produção agrícola

Como ter alto potencial?

O produtor, ao iniciar um sistema de produção de grãos, pode optar por variados tipos. Entretanto, dois deles possuem um maior destaque: convencional e conservacionista.

No sistema convencional, a vegetação é removida, o solo revolvido e adubado quimicamente com solubilidade imediata. Esse método está sendo abandonado por ser caro e não entregar os resultados esperados.

O sistema conservacionista, também conhecido como plantio direto (SPD), tem ganhado mais adesão por ser mais barato e com múltiplos benefícios, como a conservação da matéria orgânica, menos incidência de ervas daninhas, etc.

Para iniciar um sistema de produção de grãos de alto potencial, é necessário planejar e avaliar diversos aspectos, incluindo as condições edafoclimáticas da região.

Além de escolher o sistema a ser adotado, é preciso definir o modelo de safras anuais: soja no verão e milho na safrinha; soja no verão e trigo no inverno; milho no verão e feijão na safrinha.

O arranjo que você escolher influencia diretamente seu planejamento, especialmente o nutricional. No sistema SPD, por exemplo, a cultura anterior é importante, pois a próxima será cultivada sobre a palhada dela.

Vale lembrar que, independente do sistema escolhido e modelo de safras, a disposição de maquinários para atender a sua demanda é igualmente importante.

Entender esses desafios é de suma importância para o planejamento da produção agrícola, desde o plantio até o pós-colheita.

Curso Gestão na Produção de Grãos

Eleve a produtividade e rentabilidade da fazenda usando estratégias com resultados comprovados na prática.