PODA DE CAFÉ

Conheça os principais tipos e recomendações

Há diversos tipos de podas para o cafeeiro, sendo importante verificar a situação da lavoura para escolher o tipo de poda que mais se adeque as necessidades das plantas.

Assim, é imprescindível conhecer os tipos de podas e em que situações elas são indicadas, para que não se recomende podas muito drásticas em situações em que não era necessário.

Poda alta, em que se elimina a parte superior da copa dos cafeeiros. É recomendada para plantas que ainda possuem saia (ramos inferiores) e não estão adensadas; 

Poda decote

Consiste em cortar as extremidades dos ramos plagiotrópicos para estimular a maior ramificação. É recomendada para lavouras que ainda apresentem saia, que estão abertas, com o intuito de estimular brotações nos ramos.

Poda tipo desponte

É o corte na lateral da planta, deixando os ramos plagiotrópicos a um comprimento médio de 20 a 30 cm do ramo ortotrópico, com o intuito de promover a abertura da lavoura.

Poda tipo esqueletamento

É uma poda drástica, recomendada normalmente para lavouras que perderam a saia (ramos inferiores) ou para cafeeiros muito depauperados, mas que ainda apresentam um bom stand de plantas e bom alinhamento da lavoura.

Poda tipo recepa

A poda no cafeeiro acarreta morte de parte das raízes, devido ao equilíbrio entre raiz e parte aérea.  Portanto, para se recomendar a poda no cafeeiro, é preciso conhecer a situação da lavoura, para que a tomada de decisão do tipo de poda seja a que mais se encaixe nas condições que as plantas se encontram.

Conduza as lavouras à alta produtividade e lucratividade, dominando a gestão da fazenda e o passo a passo do manejo do cafeeiro.

Com a Capacitação em Gestão na Produção de Café do Rehagro, você conseguirá elevar ao máximo a lucratividade de sua propriedade.

CLIQUE E SAIBA MAIS!