Nematoides no café

Quais seus sintomas e impactos na lavoura?

Os nematóides parasitas do cafeeiro são pequenos vermes presentes no solo que parasitam as raízes, causando sérios danos às plantas.

A ação prejudicial na cultura do café é muito variável e sua importância econômica é determinada pelas espécies de nematoide, tamanho da população, cultivar e idade das plantas.

Há uma estimativa de que a redução da produção mundial de café, devido à ação dos nematóides, seja, em média, de 15%. No Brasil, estima-se um valor médio de 20%.

Existem várias espécies de nematoides, porém as que causam maiores danos ao cafeeiro são as do gênero Meloidogyne e Pratylenchus.

Sintomas Os nematóides apresentam movimento limitado no solo por serem vermes microscópicos, por isso os sintomas na parte aérea do cafeeiro normalmente ocorrem em reboleiras.

As raízes afetadas têm dificuldade na absorção de água e nutrientes, acarretando em amarelecimento gradual das plantas, deficiências nutricionais, queda de folhas, seca dos ramos ponteiros e até a morte das plantas, dependendo da espécie do nematoide.

Como controlar? O controle mais eficaz de nematoides em lavouras de café é a prevenção.

Medidas como evitar o plantio em áreas infestadas, usar mudas livres de nematóides, desviar as enxurradas de áreas infestadas e limpar máquinas após trabalhar em áreas com nematóides são cruciais, já que medidas pós-infestação apenas diminuem a população.

Saiba como alcançar excelência em todo o processo produtivo do café arábica - desde o preparo do solo até o pós-colheita.

Conheça a o curso Gestão na Produção de Café Arábica do Rehagro e conduza as lavouras à alta produtividade e lucratividade.