Mudas de café para plantio

Veja pontos importantes para garantir produtividade

A formação de lavouras se inicia com o planejamento, preparo do solo e compra ou produção de mudas de café.

Diante disso, veja alguns pontos que podem e devem ser observados durante a aquisição de mudas.

Desenvolvimento das mudas As mudas para serem levadas ao campo, devem ter entre quatro a seis pares de folhas. Menos de quatro pares comprometem o desenvolvimento em caso de desfolha. Mais de seis dificultam o manejo durante o plantio e aumenta o risco de tombamento.

Uniformidade das mudas No viveiro, observe a uniformidade das mudas em cor, tamanho e arquitetura para identificar cultivares distintas com base em aspectos genéticos.

Presença de doenças No viveiro, é preciso estar atento às principais doenças encontradas como Rhizoctoniose, Bacterioses, Cercosporiose e Phoma.

É preciso observar a sanidade das mudas do café antes de levá-las a campo,  pois o controle em campo pode se tornar muito mais difícil, devido às plantas já ficarem estressadas após o transplantio.

Sistema radicular Uma muda de qualidade tem um sistema radicular bem desenvolvido, essencial para fixar a planta no campo. A proporção ideal entre parte aérea e sistema radicular é de cerca de 1 para 1 em relação ao peso.

Aclimatação A aclimatação prepara mudas para o plantio. As plantas são inicialmente cultivadas sob sombrite no viveiro. No final, é essencial remover o sombrite para permitir a adaptação das mudas às condições do campo.

A qualidade das mudas de café está ligada a fatores genéticos, desenvolvimento adequado da parte aérea e radicular, além de boa sanidade. Esses elementos são resultado dos cuidados durante a formação das mudas.

Aprenda a conduzir as lavouras à alta produtividade e lucratividade, dominando a gestão da fazenda e o passo a passo do manejo do cafeeiro.

Conheça o curso Gestão na Produção de Café Arábica do Rehagro e alcance excelência em todo o processo produtivo do café arábica - desde o preparo do solo até o pós-colheita.