Misturadores de ração para gado

Conheça os tipos e características

A principal forma utilizada para se misturar uma dieta para os bovinos é pela utilização de misturadores.

Existem diversos modelos de misturadores de ração e tipos de sistemas de mistura no mercado, cada um com sua especificidade, qualidade e deficiência.

Misturador com rosca vertical A principal característica é a capacidade de misturar volumosos com partículas de fibras maiores, como o feno. Porém necessita de maiores tempo de mistura para garantir homogeneidade.

Misturador com rosca horizontal O misturador horizontal é ideal para misturar volumosos com partículas de fibra menores, como silagem de milho ou capim. Sua eficiência resulta em misturas homogêneas em menos tempo.

Misturador por tombamento É indicado para ração de mistura total, podendo conter silagem, subproduto, grãos e núcleo. Recomenda-se acrescentar o volumoso antes do concentrado nesse tipo de sistema.

Misturador com rotor central e rosca Este misturador se destaca entre os vagões por sua rápida mistura de alta qualidade e capacidade de misturar diferentes tamanhos de partículas de volumosos.

Nesse misturador, recomenda-se que os ingredientes concentrados sejam carregados antes do volumoso, sendo do mais denso para o menos denso.

Escolher o misturador que melhor se adeque à realidade e características específicas de cada operação é fundamental, pois evita desperdícios e ineficiência.

Além disso, a distribuição programada, com balança no equipamento distribuidor, torna-se essencial para o controle do consumo dos animais, principalmente quando o tema é confinamento.

Conheça o curso Gestão da Nutrição e Pastagens na Pecuária de Corte do Rehagro e aprenda como aumentar a rentabilidade do negócio com estratégias nutricionais e pela intensificação das pastagens.