Enriquecimento de colostro

Importância para a saúde das bezerras

A ingestão e absorção de maiores quantidades de IgG são necessárias para aumentarmos os níveis séricos de IgG em bezerras recém-nascidas.

A absorção de imunoglobulinas do colostro proporciona proteção contra doenças comuns até que o sistema imunológico do animal esteja totalmente desenvolvido.

Mas por que enriquecer o colostro? Estudos já demonstraram que bezerras com concentrações séricas de IgG > 15mg/mL em comparação com 10mg/mL às 24 horas de vida, tiveram uma taxa de mortalidade e morbidade reduzidas.

Isso prediz o quão fundamental é garantir que as bezerras atinjam uma transferência de imunidade passiva bem sucedida e se possível, alcancem o nível “excelente” (IgG 25mg/mL).

Há duas formas de realizarmos o enriquecimento do colostro antes do seu fornecimento para o recém-nascido: utilizando colostro em pó e o utilizando um colostro de maior qualidade imunológica.

O enriquecimento do colostro é uma prática importante na produção leiteiras, pois atua na garantia da saúde e desenvolvimento adequado das bezerras, contribuindo para a sustentabilidade e rentabilidade da operação.

Além disso, é essencial seguir orientações técnicas para o manejo, especialmente relacionadas ao enriquecimento com colostro adicional, garantindo diluições corretas para a fazenda.

Seja capaz de assumir as principais áreas de uma propriedade leiteira: nutrição, reprodução, qualidade do leite, criação de bezerras, gestão financeira e mais.

Pós-graduação em Pecuária Leiteira

Tenha acesso ao conhecimento que gera resultados reais, aumente sua possibilidade de atuação e sua remuneração.