Custos de produção agrícola

Entenda os seus componentes

O agronegócio modernizado tornou o Brasil o principal gigante alimentar tropical global, sendo um dos maiores produtores e exportadores agropecuários.

O sistema de produção da soja e do milho cada vez mais requer um determinado grau de conhecimento técnico, econômico e administrativo, a fim de garantir os melhores resultados.

Nos sistemas de produção agrícolas, caracterizam-se como custos todos os gastos relacionados direta ou indiretamente com a cultura.

Mão de obra, preparo do solo, aquisição de sementes, adubos, defensivos e combustíveis são exemplos de custos de produção agrícola realizados desde o período que antecede o plantio até a pós-colheita.

Os custos agrícolas são divididos em variáveis e fixos. Custos variáveis incluem despesas de operação da lavoura e pós-colheita, como máquinas, sementes e transporte.

Custos fixos compreendem depreciação de infraestrutura, máquinas e mão de obra. Já os custos operacionais consideram variáveis, fixos e remuneração do capital e terra, resultando no custo total de produção.

O empresário rural nem sempre consegue monitorar todos os processos das suas atividades agrícolas, não dando a importância necessária para as análises gerenciais da propriedade.

Entretanto, a agricultura, especialmente na produção de soja e milho, passou por uma transformação tecnológica que demanda uma gestão eficiente.

Isso requer o aprimoramento da gestão rural, incluindo a análise dos custos de produção e da receita bruta por hectare para embasar as decisões agrícolas.

E você, quer ter excelência desde o planejamento da safra até o pós-colheita, amplie a produtividade nas lavouras de grãos e a rentabilidade do negócio?

Conheça o curso Gestão na Produção de Grãos do Rehagro e eleve a produtividade e rentabilidade da fazenda!