Cisticercose bovina

Quais seus impactos e como prevenir essa doença?

A cisticercose é uma enfermidade parasitária, vulgarmente denominada cisto, que acomete os hospedeiros intermediários.

A infecção se dá pela ingestão de ovos de Taenia sp. que podem estar junto ao pasto ou a água.

A cisticercose geralmente não apresenta sinais ou sintomas que exijam tratamento. Portanto, criadores e veterinários não a detectam durante a produção.

A doença só é reconhecida durante o abate, quando causa perdas financeiras devido à condenação de vísceras e carcaças. As perdas econômicas com a cisticercose animal correspondem a 10% a 15% do valor da produção.

Quais os prejuízos para o produtor? – Recusa dos frigoríficos em comprar gado de propriedades infectadas; – Condenação da carcaça pela inspeção; – Condenação da carcaça para conserva ou salga;

– Retirada de partes da carcaça onde se localizam os cisticercos podendo levar a perda de até 15 kg de carne por animal; – Marketing negativo que pode levar à diminuição do consumo.

A cisticercose bovina prejudica frigoríficos, criadores e a pecuária brasileira, afetando a qualidade da carne, um item crucial para exportação, além de causar perdas materiais e questionamentos éticos.

Para controlar a cisticercose, como estratégia fundamental, deve-se interromper o ciclo evolutivo do parasita, a fim de evitar a infecção nos animais e nos homens.

Podemos citar como recomendações: – Melhoramento das condições de saneamento do meio ambiente; – Tratamento de toda a população acometida; – Melhoramento da criação de animais (evitar o acesso de animais a fezes humanas);

– Incremento da inspeção veterinária de produtos cárneos; – Educação sanitária para o esclarecimento da população enfatizando a adoção de hábitos de higiene; – Tratamento da carne por congelamento ou cocção adequados.

Agora que você já sabe que a cisticercose é um problema de saúde pública e limitador de faturamento, aprenda mais sobre como evitar essa e outras doenças que podem afetar a qualidade da carne da sua propriedade.

Conheça a o curso Gestão na Pecuária de Corte do Rehagro e conheça o método que tem ajudado pecuaristas a tomarem as melhores decisões em suas fazendas.