CIGARRINHAS-DAS-PASTAGENS

Como realizar o manejo e controle dessa praga?

A cigarrinha das pastagens é uma praga que ataca os pastos e causa muitos prejuízos, podendo reduzir a produção do pasto em mais de 30% em menos de 10 dias.

Dessa forma, com menos forragem disponível para os animais consumirem, o ganho de peso e o tempo de permanência dos animais na fazenda são afetados diretamente, e isso significa mais tempo para o retorno financeiro.

Durante o período entre novembro e abril é quando temos maior ocorrência desse inseto, e portanto, deve-se evitar o superpastejo, principalmente das gramíneas suscetíveis.

As fortes chuvas que acontecem durante esse período aumentam a umidade e favorecem o ciclo de desenvolvimento dessa praga, portanto o controle das cigarrinhas deve ser feito de maneira correta.

Manejo de pastagens: as gramíneas rasteiras devem ser mantidas a altura de 25 a 30 cm e as cespitosas entre 40 e 45 cm, o que permite a preservação dos inimigos naturais da cigarrinha.

Adubação de pastagens: realizar reposição periódica dos nutrientes limitantes ao crescimento das gramíneas, para manter as plantas resistentes ao ataque das cigarrinhas.

Controle químico: o uso de inseticidas só se justifica em caso de pastagens que tenham um alto valor agregado.

Pragas como as cigarrinhas-das-pastagens chegam a causar 74% de redução na produtividade das pastagens e consequentemente provoca queda na produção de carne.

Curso Sucesso no Controle de Pragas e Plantas Daninhas nas Pastagens

Aprenda como evitar grandes perdas de produtividade e prejuízos causados por pragas e plantas daninhas nas pastagens

Combata os vilões da produtividade!

Descubra como fazer um controle efetivo de pragas e plantas daninhas nas pastagens e evite grandes prejuízos