Casca do café e seus benefícios como adubo orgânico

A casca de café é um subproduto da fazenda, que possui excelente potencial para melhorar as condições do solo, incluindo aspectos físicos, químicos e biológicos.

Quais os benefícios da casca de café? Além de ser uma fonte de adubo orgânico liberando gradualmente os nutrientes, a casca de café também tem como benefícios:

– Melhora a retenção de umidade do solo; – Controle da erosão; – Diminuição da temperatura do solo; – Aumento da CTC; – Melhora a atividade biológica do solo.

Além disso, ela atua no controle de crescimento de plantas invasoras na projeção da saia do café tanto de maneira física, impedindo a germinação de sementes, como também de forma alelopática.

A aplicação dessa casca de café seca é feita em cobertura, com uma recomendação de 5 a 10 toneladas por hectare.

Entretanto, deve-se equilibrar os níveis de potássio, cálcio e magnésio no solo, considerando que a palha de café é rica em potássio e pobre em cálcio e magnésio.

A casca deve ser aplicada nas lavouras logo após a colheita. Se isso não for possível, proteja-a com lona para evitar perda de nutrientes por lixiviação devido à chuva.

Outra opção é compostá-la com esterco, enriquecendo o material para uso em lavouras em produção ou no sulco de plantio.

Conheça a o curso Gestão na Produção de Café Arábica do Rehagro e conduza as lavouras à alta produtividade e lucratividade, dominando a gestão da fazenda e o passo a passo do manejo do cafeeiro.