Genericamente chamados de fitonematoides, os nematoides parasitos de plantas, são vermes microscópicos e translúcidos. Medem de 0,3 a 3,0 mm e causam perdas anuais médias à produção agrícola mundial, estimadas em 12%, o que corresponde a bilhões de dólares de prejuízo.
Praticamente, todas as espécies de plantas cultivadas, seja em plantio convencional ou plantio direto, sofrem danos causados por, pelo menos, uma espécie de nematoide.
A maioria dos nematoides ataca, principalmente, partes subterrâneas, cujas lesões ficam visíveis em forma de caroço, recebendo o nome de galhas. A amostra deve ser representativa da área para permitir conclusões seguras sobre a população de nematoides.
Para isso, é necessário tomar cuidados com o tamanho e número das subamostras, profundidade e padrão da amostragem.
As amostras de solo devem ser coletadas na rizosfera das plantas com sintomas, incluindo as raízes com injúrias ou galhas no mesmo recipiente.
Quais os procedimentos para realizar a amostragem do solo?
1. Coletar amostras do solo e raízes, mantendo sua umidade natural; 2. Devem ser tomadas de 0 a 30 cm de profundidade, abrindo-se o solo em forma de V;
3. Coletar, preferencialmente, as raízes mais finas; 4. Durante a amostragem, caminhe em zigue-zague. Em áreas com sintomas em reboleira, priorize amostrar as plantas periféricas;
5. Misture as subamostras de solo e raízes dos baldes para criar uma amostra composta, contendo pelo menos 500g de solo e aproximadamente 50g de raízes. 6. As amostras de solo + raízes deverão ser acondicionadas em saco plástico e devidamente identificadas.
7. Lavar as mãos e as ferramentas, após cada coleta para evitar contaminação das amostras; 8. Manusear as amostras com cuidado, para evitar contaminação; 9. Enviar as amostras o quanto antes para o laboratório, NÃO deixá-las expostas ao sol.
Quantas amostras coletar? Para culturas anuais como soja, milho, trigo ou perenes, colete cerca de 10 subamostras por hectare. Misture-as e faça uma amostra composta por hectare.
Domine fertilidade dos solos, nutrição de lavouras, proteção de plantas, agricultura de precisão, aplicação a taxas variáveis, regulagem de equipamentos, gestão financeira e econômica e muito mais.
Obtenha alta produtividade, lucratividade e sustentabilidade nas lavouras de grãos, usando técnicas com resultados comprovados na prática.