Amostragem do solo do cafeeiro

Como realizar adequadamente?

A análise de solo pode ser valiosa para a escolha da melhor estratégia para aumento da produtividade da sua fazenda e qualidade do café produzido, trazendo maiores lucros para o seu bolso.

Para obter resultados confiáveis na análise de solo, é essencial realizar uma coleta adequada de amostras que representem fielmente a área de interesse.

É necessário dividir a área em talhões homogêneos quanto a cor do solo, textura, topografia, vegetação natural e manejo de lavouras anteriores.

Após isso, faz-se o caminhamento em zigue-zague na área, a fim de ser o mais representativo possível da realidade.

Já a coleta, é feita da seguinte forma: – A coleta do solo é feita na projeção da saia do cafeeiro; – Deve-se limpar o local que será amostrado antes da coleta; – Equipamentos utilizados: trado de rosca, trado holandês, trado de caneco, sonda, enxadão e pá reta.

A amostragem do solo pode ser feita em duas camadas: 0-20 cm e 20-40 cm. As raízes do cafeeiro, sendo uma cultura perene, podem atingir maiores profundidades devido ao manejo.

Após a coleta de amostras simples dentro de cada área – em torno de 15 a 20 – faz-se uma amostra composta, através da mistura de amostras simples. Após isso, são encaminhadas para o laboratório.

A análise do solo poderá apontar a deficiência de nutrientes que pode estar comprometendo a sua produtividade e gerando defeitos nos grãos do café, levando a uma perda de qualidade e redução do preço da saca vendida.

Saiba como alcançar excelência em todo o processo produtivo do café arábica - desde o preparo do solo até o pós-colheita.

Conheça o curso Gestão na Produção de Café Arábica do Rehagro e aprenda técnicas com resultado comprovado na prática em mais de 20 anos de consultoria na cafeicultura.