Rehagro Blog

Segurança de dados: o que devo atentar?

Violação de segurança de dados. Ataque cibernético. Segurança de dados. Vemos essas e outras palavras relacionadas em nossos jornais regularmente e todos nós vimos as implicações que uma violação de segurança de dados traz para um provedor de software e seus usuários. Para ajudar aqueles que estão avaliando sistemas atualmente, estão listadas as quatro perguntas mais importantes a serem feitas a qualquer provedor.

Segurança de dados

  1. Hospedagem e infraestrutura

Existe uma estrutura de hospedagem de dados redundante e sua hospedagem de dados é escalonável?

A situação de hospedagem e infraestrutura de qualquer plataforma de dados é crítica. Todos os dados devem ser hospedados de forma redundante em vários data centers e a hospedagem precisa ser escalonável com base na carga do usuário.

A hospedagem redundante em data centers separados geograficamente garante a continuidade do serviço no caso de um data center apresentar falha completa, por exemplo, no caso de um incidente localizado.

A escalabilidade da hospedagem é importante para garantir o serviço durante os picos de demanda da temporada (quando a maioria dos agrônomos realizam seu planejamento de pré-temporada ao mesmo tempo, por exemplo) e para quando um número significativo de novos clientes é admitido. Não é incomum que isso cause interrupções regulares em alguns fornecedores.

  1. Recuperação de dados e segurança

Existe um sistema de práticas recomendadas para recuperação e segurança de dados, e você tem uma equipe dedicada responsável pela confiabilidade e segurança do serviço?

Algumas das melhores práticas que você deve procurar:

  • O acesso aos servidores de produção deve ser limitado apenas àqueles que precisam de acesso. (Conceito de privilégio mínimo)
  • Os servidores de desenvolvimento e produção devem ser hospedados em redes independentes, para que os servidores em uma área não possam se comunicar com as outras.
  • Todas as comunicações de dados entre as redes isoladas do data center e a Internet devem ser criptografadas.
  • Backups regulares de dados devem ser criados para proteção contra perda de dados devido a falhas.

A recuperação de dados e a segurança nunca devem ser abandonadas ou o trabalho de alguém nas tardes de sexta-feira. É um componente extremamente importante de qualquer provedor de serviços de tecnologia e, como tal, merece uma equipe dedicada que seja responsável.

  1. Autenticação

Existe uma solução robusta de autenticação e autorização para os usuários? A autenticação de dois fatores e o login único estão em vigor para os administradores?

A autenticação e a autorização devem ser fornecidas por um especialista em segurança líder de mercado integrado a uma plataforma ou software; “Soluções caseiras” simplesmente não servem mais no ambiente de hoje. A capacidade de autenticar e autorizar usuários e impedir o acesso não autorizado é crítica para manter a privacidade dos dados.

Como os administradores de um provedor são capazes de acessar o back-end dos sistemas é provavelmente mais importante do que você pensa. O acesso do administrador deve ser sempre protegido por autenticação de dois fatores e login único, no mínimo. Lembre-se: se a conta de um administrador for comprometida, seus dados também serão!

  1. Teste de penetração

Existe um sistema para testes de penetração regulares para destacar quaisquer vulnerabilidades?

Não importa quão bons sejam os sistemas e procedimentos, as vulnerabilidades podem sempre existir onde são menos esperadas. Para destacar quaisquer vulnerabilidades de segurança rapidamente e corrigi-las o mais rápido possível, qualquer provedor de tecnologia agrícola deve realizar pelo menos um teste de penetração anual por um provedor externo.

Procurando por sinais

As quatro perguntas padrão acima podem auxiliar você a tomar a melhor decisão possível de adoção de tecnologia agrícola para o seu negócio. E não se esqueça, muitas vezes há alguns sinais muito simples para procurar que dirão tudo o que você precisa:

  • Qualquer provedor de tecnologia agrícola deve ter um documento padrão para enviar a você a qualquer momento com essas e muitas outras perguntas de segurança de dados respondidas.
  • Se uma empresa não quiser responder a essas perguntas, isso deve ser uma grande bandeira vermelha para você.
  • Uma empresa muito pequena que emprega apenas algumas pessoas geralmente não tem uma equipe de segurança de dados dedicada e não se concentra neste tópico – com muitos riscos inerentes.
  • Para novas startups, é fácil se concentrar apenas no “desenvolvimento de recursos” e a segurança de dados pode se tornar algo secundário; dados serão inerentemente comprometidos em algum ponto. Essa falta de foco na segurança de dados não é o caso de todas as startups, mas é algo a verificar se você pensa em usar seus serviços.

É por isso que a segurança de dados é tão importante, pois ela resguarda a informação que circula pelos computadores. Em um mundo cada vez mais competitivo, é fundamental proteger os dados corporativos da concorrência.

Leia o artigo sobre internet das coisas AQUI!

Referência

  • https://www.precisionag.com/digital-farming/data-management/data-security-4-most-important-questions-to-ask-any-ag-tech-provider/

Comentar