Rehagro Blog
animais no cocho

Você sabe a importância de “mexer o cocho”?

Você sabe a importância de “mexer o cocho”?
Gostou desse artigo?

Para bovinos mantidos exclusivamente em pasto, a suplementação de minerais é feita geralmente em cochos, na maioria das vezes descobertos, colocados em locais estratégicos do pasto e com abastecimento semanal. A mistura mineral deve estar sempre à disposição no cocho e com aspecto que facilita consumo, pois, para ser efetivo na suplementação das exigências, tem de ser contínuo (Berchielli et al., 2011, Pires, 2010).

Um dos problemas relacionados com o fornecimento de misturas minerais à vontade nos cochos, é que o consumo é variável e errático, pois vários fatores interferem. A água ou excesso de umidade no suplemento, pode formar crostas ou até mesmo endurecê-lo, formando torrões.

Esse aspecto alterado do produto pode interferir no consumo do suplemento mineral, por isso, é importante treinar uma equipe para mexer o suplemento no cocho, diminuindo ou acabando com os torrões, tornando o consumo mais linear e constante, garantindo que as exigências nutricionais dos animais sejam atendidas. A quantidade de mistura mineral ingerida diariamente é o fator mais importante a ser considerado na suplementação de bovinos mantidos em pasto.

Você tem mensurado os resultados da nutrição da sua fazenda e o impacto da mesma no seu negócio? Aprenda sobre manejo de pastagem, suplementação proteica e energética, estratégias nutricionais da engorda a pasto e confinamento, controle financeiro da nutrição e muito mais! Inscreva-se no curso de Gestão da Nutrição em Gado de Corte do Rehagro.