Rehagro Blog
Vacas leiteiras em fazenda

Tristeza parasitária bovina: qual a melhor forma de atuar contra essa doença?

A tristeza parasitária bovina (TPB) é formada por um complexo de doenças hemolíticas que possuem agentes etiológicos diferentes, porém com sinais clínicos parecidos.

Dentre elas estão a anaplasmose e a babesiose, sendo estas doenças ocasionadas pelas riquétsias e por protozoários, respectivamente.

No Brasil, Anaplasma marginale, Babesia bovis e Babesia bigemina são os principais patógenos envolvidos no complexo da TPB. Os prejuízos ocasionados pela tristeza parasitária bovina são altamente significativos, principalmente nas regiões endêmicas de sua ocorrência.

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Transmissão da tristeza parasitária bovina

Tanto a anaplasmose quanto a babesiose podem ser transmitidas através do uso de fômites contaminados (agulha, bisturi etc.).

O agente Anaplasma marginale ainda pode ser transmitido via picada de insetos hematófagos, como moscas e mutucas, e a Babesia sp. pode ser veiculada via repasto sanguíneo de carrapatos infectados.

O carrapato representa um importante vetor da doença, principalmente da babesiose. As fêmeas do carrapato fixadas na epiderme dos bovinos se ingurgitam de sangue, ingerindo com ele o parasito.

Após completar o ciclo de vida parasitária, o carrapato abandona o hospedeiro e inicia a ovoposição no solo das pastagens, transmitindo à sua descendência os parasitos com os quais se infectou. A reconhecida transmissão efetiva de B. bovis se dará, portanto, pelas formas larvares do carrapato originada de teleóginas infectadas, e a B. bigemina, por ter um ciclo mais longo, será transmitida a partir do estágio de ninfa, até parte do estágio adulto do carrapato.

Vale ressaltar que o clima tropical/subtropical do Brasil é favorável à disseminação dos principais vetores do complexo da tristeza parasitária bovina.

Pós-Graduação em Pecuária Leiteira

Ocorrência da tristeza parasitária bovina e fatores predisponentes

A tristeza parasitária bovina pode ocorrer em qualquer fase da vida dos animais. No entanto, dados de campo do Rehagro envolvendo 15.940 casos clínicos demonstram que o período crítico para ocorrência da tristeza parasitária bovina em bezerras leiteiras se encontra entre 100 e 170 dias (3 a 6 meses de vida, aproximadamente).

Gráfico mostrando dados de quando ocorre a TPB em bezerrasNúmero de casos de TPB em bezerros leiteiros de acordo com a idade. Fonte: Rehagro Consultoria

Em regiões onde há flutuações periódicas na população de vetores devido às condições climáticas juntamente a estratégias inadequadas de controle contra ectoparasitas, os animais infectados tendem a apresentar mais casos com sintomatologia clínica aguda. Essa situação de desequilíbrio vetorial é chamada de instabilidade enzoótica.

A outra situação ocorre nas áreas endêmicas, onde a população de vetores está presente durante o ano todo. Nestas regiões, os animais apresentam maior resistência à infecção, pois desenvolvem certa imunidade nos primeiros meses de vida ao serem infectados quando ainda estão protegidos pelos anticorpos colostrais. Esta situação caracteriza áreas de estabilidade enzoótica, onde não são esperados surtos, nem altas taxas de mortalidade pela doença.

Outros fatores são predisponentes para o desenvolvimento do complexo da tristeza parasitária bovina, como falhas na transmissão da imunidade passiva (TIP), ocorrência de doenças concomitantes, instalações em condições sanitárias precárias, alta densidade animal, lotes sem divisão por faixa etária, nutrição inadequada, etc.

Todos estes fatores (isolados ou associados) reduzem as defesas imunológicas e aumentam os riscos dos animais contraírem a TPB, podendo até mesmo aumentaram a gravidade da doença.

Características de Babesiose e Anaplasmose

A patogenia da Babesia nos bovinos está ligada à espécie (sendo B. bovis mais patogênica que a B. bigemina), cepa, taxa de inoculação, idade do animal, fatores de estresse. A babesiose tem um período de incubação de sete a vinte dias.

Quando um animal se torna infectado, ocorre uma multiplicação dos protozoários nas hemácias, levando-as à destruição por meio da lise celular. Desta forma, ocorre o desenvolvimento de hemólise grave levando a sinais clinicamente detectáveis.

Os mecanismos da patogenia da A. marginale provocam alterações na membrana celular das hemácias parasitadas. Essas alterações induzem à produção de anticorpos contra estas células e também contra as hemácias não parasitadas, que são retiradas da corrente sanguínea pelas células do sistema de defesa do animal, chamado sistema monocítico-fagocitário (SMF).

O período de incubação da A.marginale é variável de duas a quatro semanas, ou mais, pois depende da sensibilidade do hospedeiro e da quantidade de parasitas no sangue. Se houver inoculação com sangue contaminado o período pode ser de uma ou duas semanas, até cinco semanas.

E-book criação de bezerras leiteiras

Quais são os sinais clínicos da tristeza parasitária bovina?

Os sinais clássicos da doença incluem:

  • Febre (temperatura retal igual ou superior a 39,3°C);
  • Letargia;
  • Apatia;
  • Alteração na coloração das mucosas (ictéricas, pálidas e/ou com presença de petéquias);
  • Desidratação;
  • Corrimento lacrimal;
  • Perda de apetite.

Casos graves de anemia podem ser acompanhados de aumento nas frequências respiratória e cardíaca.

Animais que são infectados com B. bovis podem apresentar babesiose cerebral, que se manifesta por sinais neurológicos de incoordenação, paralisia e convulsões.

Diagnóstico da tristeza parasitária bovina

Atualmente o exame de esfregaço sanguíneo consiste no método mais assertivo para o diagnóstico da TPB. A associação da aferição da temperatura retal e do monitoramento clínico com exame do esfregaço sanguíneo possibilita a identificação precoce dos animais infectados.

O ideal é que a aferição da temperatura retal seja adotada como exame de triagem dos animais, e, sendo assim, aqueles que apresentarem hipertermia (> 39,3°C) devem ser submetidos ao exame de esfregaço sanguíneo. A vantagem do esfregaço sanguíneo está na capacidade de diagnosticar a doença logo no seu início, direcionando o tratamento para o agente específico que está causando a doença.

Devido ao fato de a tristeza parasitária bovina ser caracterizada por quadros de anemia ocasionada pelos agentes etiológicos, o acompanhamento do hematócrito (Ht) – ou volume globular (VG) – dos animais permite conhecer o grau da anemia instaurada.

Diferente do esfregaço sanguíneo que é capaz de identificar a TPB logo no início, o exame de hematócrito geralmente indicará a gravidade do quadro algum tempo após a infecção, visto a necessidade dos agentes se instalarem primeiramente no organismo e só assim iniciarem a destruição dos glóbulos vermelhos ocasionando anemia.

A realização do exame de hematócrito consiste em um parâmetro extremamente importante para definição dos animais que necessitam repor o déficit de sangue através da transfusão sanguínea.

Um dos pontos que dificulta a adoção dos exames de esfregaço sanguíneo e hematócrito como formas de monitoramento da TPB nas propriedades é a necessidade de aquisição de equipamentos específicos, além da presença de mão de obra capacitada. Entretanto, ambos os exames representam as formas mais confiáveis para o diagnóstico e a condução dos casos clínicos da doença.

Já a palidez das mucosas ocular, vulvar, gengivais é o sinal clínico perceptível da doença, porém após o pico da parasitemia. Ou seja, o ponto mais baixo do hematócrito é após o pico da parasitemia, sendo percebida tardiamente.

Sinais clássicos da TPB em bezerras leiteirasSinais clássicos da TPB em bezerras leiteiras: mucosas ocular e vulvar anêmicas e anorexia. Fonte: Rehagro consultoria

Controle e prevenção da tristeza parasitária bovina

A prevenção e o controle dos casos de TPB é feita através da adoção de pontos básicos, como:

  • Controle dos vetores (carrapatos e moscas hematófagas);
  • Garantia de eficiência na colostragem e no processo de TIP;
  • Proibição ao uso compartilhado de instrumentais perfuro-cortantes entre os animais.

É necessário fazer um programa adequado de vacinação dos animais do rebanho para evitar doenças concomitantes com a TPB, fornecer dieta com qualidade e regularidade, detectar de forma precoce a doença e fazer o tratamento eficaz.

O tratamento para babesiose pode ser feito com diaceturato de diminazeno na dose de 3,5 a 7 mg/ kg ou imidocarb na dose de 1 a 3 mg/kg. Não se deve utilizar imidocarb em animais debilitados devido ao risco de intoxicação.

Já o tratamento de anaplasmose pode ser feito através de imidocarb – 1 a 3mg/kg ou tetraciclinas – 8 a 11 mg/kg ou tetraciclinas de ação prolongada (LA) – 20 a 30 mg/kg ou enrofloxacino – 7,5 mg/kg.

Independente da enfermidade, a hidratação do animal é extremamente importante para o reestabelecimento das condições eletrolíticas. Para os animais que se encontram em decúbito e desidratados, o ideal é realizar terapia intravenosa incialmente para auxiliar no retorno à posição em estação. Já aqueles animais que se estão desidratados, mas em pé, pode-se realizar a hidratação via oral com auxílio de sonda esofágica.

Casos onde o hematócrito se encontra abaixo de 12% e/ou a clínica do animal está desfavorável, recomenda-se realizar transfusão sanguínea na dose de 10 mL de sangue/kg.

Vale ressaltar que o animal doador de sangue deve ser examinado previamente quanto à presença ou não de TPB, coletando o seu sangue somente em casos negativos. Animais que são submetidos a mais de uma transfusão sanguínea possuem maior risco de desenvolverem reações hemolíticas, e, por isso, podem necessitar de terapia com corticoides.

Considerações finais sobre a TPB

Devemos ter foco basicamente em três pilares determinantes para a ocorrência da doença:

  1. Reduzir os desafios e os fatores de estresse no ambiente;
  2. Promover a imunidade dos animais;
  3. Controlar a carga de vetores (carrapatos e moscas hematófagas).

Além disso, diagnóstico e tratamento precoces são essenciais para a sobrevivência dos animais infectados.

Transforme a produção de leite em um negócio lucrativo!

Conheça a Pós-Graduação em Pecuária Leiteira do Rehagro e descubra técnicas comprovadas por mais de duas décadas de experiência prática em mais de 130 propriedades leiteiras em todo o Brasil. 

Aplique mudanças simples, sem altos investimentos, e veja resultados significativos. 

Melhore a gestão financeira, aumente a eficiência operacional e alcance uma produção mais lucrativa. 

Não perca a chance de impulsionar os lucros e melhorar o desempenho na propriedade. Clique no link abaixo e saiba mais!

Banner Pós-graduação em Pecuária Leiteira

 

Bruno Guimarães

5 comentários

  • bom dia, eu tive um problema com tristeza parasitaria em um lote de 16 bezerras, dessas 3 morreram com a doença, mas consegui controlar a infestação porem as bezerras atrasaram muito seu desenvolvimentos, estou procurando a melhor maneira para a retomada de desenvolvimento e crescimento deste lote mas nao estou encontrando o referido artigo.
    gostaria de um concelho sobre o que fazer para que as bezerras tivessem um ganho e uma recuperação rapida
    obrigado

    • O ideal neste caso seria verificar se estas bezerras ainda não estão com tristeza parasitária bovina. Para isso recomenda-se o monitoramento da temperatura retal das bezerras, onde em casos de temperatura igual ou superior a 39,3°C deve-se administrar medicamento para redução da febre. Além disso, caso seja possível, o recomendado é a realização de exames hematológicos por parte de um médico veterinário para identificação dos possíveis agentes da doenças e elaboração do protocolo de tratamento.

    • Ano de 2019 tive perdas significativas por imprecações. Muito preocupante a incidência generalizada de carrapatos em nossa região. As indicações farmacêuticas veterinária sem eficacia ao combate. E os laboratórios só indicando vendas inutilmente.