Um dos elementos químicos que melhora significativamente a fertilidade dos solos brasileiros, é o fósforo (P), então todo produtor precisa incluí-lo em seu planejamento de fertilizantes, bem como nitrogênio, enxofre, etc.
Figura 1. Fórmula do fósforo
Fonte: Rehagro
O P é um macronutriente primário e essencial, já que está ligado ao crescimento e desenvolvimento das plantas. Ou seja, quanto mais no início conseguir fornecer este nutriente, maiores são as garantias de sucesso da cultura.
No entanto, os solos brasileiros são, predominantemente, Latossolos e pobres em P e isso limita a produção das plantas, que por sua vez, absorvem P da solução do solo.
Na solução do solo, o P constitui apenas uma fração de todo o fósforo presente no solo, podendo ser fornecido pela hidrólise do P inorgânico (Pi) ou pela mineralização do P orgânico (Po). Essas frações, por sua vez, são trocadas por compostos P mais estáveis por meio de reações lentas.
Portanto, o suprimento de P para as culturas depende das quantidades de Pi lábil, das taxas de transformação entre Pi lábil mais estáveis e do tamanho das taxas de transformação do reservatório de Po mineralizável no solo.
Figura 2. esquema didático da fosfatagem
Fonte: Rehagro
Fontes de P
As principais fontes minerais de fósforo são o fosfato monoamônico ou MAP (10% de N e 46 a 50% de P2O5) e fosfato diamônico ou DAP (16% de N e 38 a 40% de P2O5), superfosfato simples ou super simples (16 a 18% de P2O5 e 18 a 20% de Ca – Cálcio), superfosfato triplo ou super triplo (41% de P2O5 e 7 a 12% de Ca) e termofosfato (18 % de P2O5, 9% de Mg – Magnésio, 20% de Ca e 25% de SiO4).
Um dos problemas na avaliação da reversibilidade da sorção é que o P sorvido sofre outras transformações com o tempo. O processo pode envolver: recristalização; difusão de estado sólido, ou múltiplos reservatórios de P que não estão em troca imediata com a solução ou que têm afinidades diferentes com o P.
Além dos processos inorgânicos, o turnover da matéria orgânica libera constantemente P na solução a partir da mineralização de Po que cria um reservatório de P “total disponível” dependente do tempo.
O P disponível deve ser definido com relação ao tipo de sistema de produção em que é medido, incluindo:
- Período em que ele é necessário;
- Ciclo de crescimento;
- Taxas de reciclagem no período.
Sistemas de produção de grãos considerando a rotação de culturas, pastagens e o conceito de “sustentabilidade”, requerem que a compreensão e as capacidades analíticas se desenvolvam além do reservatório de nutrientes “imediatamente disponível”.
Escassez x reposição de P
A escassez natural de P é um grande problema nos solos brasileiros. A ampla disponibilidade e uso de fertilizantes P, no entanto, tem transformado áreas do Cerrado consideradas improdutivas.
Figura 3. Mapa do fósforo acumulado no solo durante o cultivo no Brasil, com adição de fertilizante mineral entre 1960 e 2016.
Fonte: Pavinato et al. (2020)
Perspectivas do fósforo no Brasil
As previsões para o uso de fertilizantes minerais fosfatados no Brasil devem aumentar de 3 a 5% ao ano na próxima década. Além disso, a quantidade de P aplicada por cultura também aumentou ano a ano nas últimas duas décadas (72 e 105% para soja e milho, respectivamente), com valores médios de 27,2 e 22,9 kg ha− 1 de P aplicados atualmente.
Eficiência no uso de P
Apesar do aumento no uso de fertilizante P, a eficiência de seu uso ainda é muito menor do que o esperado.
Os baixos valores de eficiência estão associados à alta capacidade de fixação de P dos solos brasileiros e sua capacidade de ligar quase irreversivelmente nas superfícies de oxihidróxidos de Fe / Al.
Essa eficiência pode ser aumentada em até 80% em solos tropicais quando o pH do solo é corrigido frequentemente e as rotações de culturas são adequadas.
Outra maneira de melhorar a eficiência do uso de P é a estratégia de gestão 5R:
- Realinhar os insumos de P;
- Reduzir as perdas de P;
- Reciclar P em biorrecursos;
- Recuperar P em resíduos;
- Redefinir P em sistemas alimentares.
Estratégias para um melhor aproveitamento de P
Há uma necessidade de adotar estratégias de manejo aprimoradas para explorar P acumulado e sua eficiência, se quisermos aumentar a produção agrícola global preservando os recursos naturais.
Algumas das estratégias mais promissoras incluem:
- Aumentar o pH do solo pela calagem;
- Melhoramento de culturas adaptáveis ao acesso de P no solo ainda inexplorável;
- Inoculação da cultura com microrganismos solubilizadores de P;
- Introdução de culturas de cobertura com eficiência de P;
- Agricultura mais intensiva, com sistema de dupla safra ou consorciado;
- Fertilizantes P modernos, específicos para culturas;
- Administrar nutrientes 4R melhorando o manejo do fertilizante P;
- Melhorar o solo para aumentar a raiz e ela ser capaz de absorver P em um grande volume de solo;
- Aplicação de fertilizante P incorporado e/ou próximo ao sistema radicular da planta.
Atenção!
Quando o solo não está corrigido e adubado de acordo com as necessidades da cultura, isso reflete no volume e na qualidade da produção e, consequentemente, no bolso do produtor. Se você quer dominar as estratégias para evitar essas perdas, acesse o artigo abaixo:
Perdas de produção: solo inadequado
Comentar