Rehagro Blog
Capim amargoso

Como controlar capim-amargoso e buva em suas lavouras?

O capim-amargoso (Digitaria insularis) é uma planta perene com alta capacidade de dispersão pelo vento e com excelente adaptabilidade as diferentes regiões brasileiras.

Além destas características que o fazem ser uma planta de difícil controle, o mesmo apresenta biotipos resistentes à molécula de glifosato dificultando ainda mais seu manejo.

A buva (Conyza spp.), também é uma planta daninha que apresenta resistência ao glifosato, com elevada adaptação aos sistemas produtivos e alta produção de sementes.

Quais são as características da buva e do capim-amargoso?

O capim-amargoso é uma planta perene com capacidade de formar perfilhos, possui um sistema radicular composto por rizomas curtos que acumulam grandes quantidades de amido.

  1. Ciclo longo, podendo passar os 2 anos;
  2. Sua reprodução é facilitada, já que pode ser tanto por rizoma, quanto semente;
  3. Alta proliferação reprodutiva: além de produzir em torno de 1000 sementes, se dispersa facilmente pelo vento. Dentre outras.

Planta adulta de capim-amargoso.Planta adulta de capim-amargoso.

Inflorescência tipo panícula do capim-amargoInflorescência tipo panícula do capim-amargo.

A buva é uma planta anual com alta produção de sementes, podendo chegar a 200 mil sementes por planta, apresenta formato piramidal e germina muito bem no período de entressafra, sendo esse um bom momento para controle.

Planta adulta de buvaPlanta adulta de buva

 

Curso Gestão na Produção de Grãos

Buva e plantio direto: por que temos menor ocorrência?

Podemos classificar as sementes como fotoblásticas positivas (necessitam de luz para germinar) ou fotoblásticas negativas (não precisam de luz para germinar).

A buva é uma espécie fotoblástica positiva, com isso, a adoção do sistema de plantio direto reduz a ocorrência desta planta daninha, pois a palhada formada sob o solo impede a passagem de luz, impossibilitando a germinação.

Por isso, é muito importante colocar palha no sistema utilizando espécies com potencial para tal função, por exemplo, a braquiária.

Como evitar o surgimento de novos biotipos de capim-amargoso e buva?

Para impedir o surgimento de plantas daninhas resistentes a moléculas de herbicidas, é preciso adotar a rotação de princípios ativos de herbicidas, pois, desta forma se reduz a pressão de seleção.

Neste tipo de rotação, é recomendado que se utilize princípios ativos com diferentes mecanismos de ação, por isso a importância de se buscar acompanhamento técnico para melhor posicionamento de produtos.

Webinar Herbicidas pré-emergentes em soja

Controle do capim-amargoso e buva

As plantas de capim-amargoso apresentam maior sensibilidade a herbicidas nos estádios iniciais de desenvolvimento, desta forma, é preciso evitar que a planta se estabeleça e comece a formar rizomas e grandes touceiras.

Os herbicidas são muito eficientes quando as plantas apresentam entre 3 e 4 folhas, quando se inicia o perfilhamento, ou no rebrote a eficiência reduz muito, esta é ainda menor quando se forma touceiras.

Para fazer o controle químico destas plantas infestantes, é preciso fazer um levantamento da incidência destas plantas avaliando o estádio fenológico.

Abaixo são apresentados alguns ingredientes ativos que podem ser utilizados para o controle destas daninhas em estádio inicial de desenvolvimento (entre 2 e 4 folhas).

Manejo capim-amargosoIngredientes ativos utilizados para controle de capim-amargoso e buva.

É preciso realizar aplicações sequenciais para controle de capim-amargoso e buva?

A aplicação sequencial depende do nível de infestação destas plantas daninhas. Se o manejo não foi realizado de maneira correta na entressafra, as aplicações sequenciais podem ser uma boa alternativa para o controle, podendo ser feita a dessecação e após 10 dias mais uma aplicação.

Aumente a produtividade e lucratividade na produção de grãos!

Deixe para trás os desafios na gestão agrícola e alcance a excelência em cada etapa, desde o plantio até o pós-colheita. 

Descubra estratégias testadas e validadas ao longo de duas décadas de consultoria, aplicando conhecimento prático com o Curso Gestão na Produção de Grãos do Rehagro.

Maximize sua produtividade e rentabilidade já no primeiro módulo. Profissionalize sua fazenda, aprenda a gerenciar custos eficientemente e tome decisões técnicas e gerenciais embasadas. 

Não perca tempo, transforme sua fazenda hoje e colha os frutos do sucesso amanhã! Clique no link abaixo e saiba mais.

Banner Curso em Gestão na Produção de Grãos

3 comentários