Rehagro Blog
Capim amargoso

Como realizar o controle do capim-amargoso

O capim-amargoso é uma das plantas daninhas de maior destaque no cultivo de cereais.

Além de causar enormes prejuízos, ela é de difícil controle. Há algumas que já adquiriram resistência a um dos principais, se não o principal, herbicida: glyphosate (glifosato). Por esse motivo, o custo para seu controle é ainda maior.

Essa planta daninha ainda possui outras características que dificultam e atrapalham a tentativa de controle, como:

  1. Ciclo longo, podendo passar os 2 anos;
  2. Sua reprodução é facilitada, já que pode ser tanto por rizoma, quanto semente;
  3. Alta proliferação reprodutiva: além de produzir em torno de 1000 sementes, se dispersa facilmente pelo vento. Dentre outras.

E, quando o assunto é milho, o controle é ainda mais delicado, afinal, os 2 são da família das poaceae (gramíneas). É o que salienta o consultor em grãos e engenheiro agrônomo, Flávio Moraes:

Os principais graminicidas que podem controlar o amargoso, podem ter efeitos prejudiciais à cultura do milho.

No entanto, há uma solução sim para áreas com infestação de capim amargoso e nesse vídeo a seguir de apenas 3:03 minutos, Flávio explica qual técnica seguir, melhor época e dá dicas. Confira:

Cuidado com o herbicida o qual você vai optar para fazer o controle do capim-amargoso, isso porque além de alguns afetarem o milho, há aqueles que são residuais.

Flávio também exemplifica o que fazer nesses casos.

Controlando outras daninhas, pragas e doenças

A cada ano que passa, a expectativa de produção de milho por hectare aumenta. A última média prevista pela Conab diz que, para a safra 2021/22 é de 90 sacas de milho por hectare, mas há quem consiga produzir acima de 200!

O impacto dessa gramínea é tão forte que, no caso da soja, por exemplo, pode ter perdas de 6 sacos por hectare.

Há outras plantas daninhas tão prejudiciais quanto, além das doenças e pragas. Para atingir altas produções e lucratividade, é preciso ter o controle e a segurança em suas lavouras.

Pensando nisso, o Rehagro criou uma capacitação online e completa: Controle de Pragas e Doenças na Produção de Grãos.

Tendo como professores, consultores em fazendas comerciais, o ensino além de completo, é atualizado, e personalizado. Com acesso a dados reais, você será capaz de dominar com precisão todas as técnicas mais importantes para o controle de sua fazenda.

Por meio desse curso você saberá desde os mecanismos de ações dos principais herbicidas, até as tecnologias de aplicação.

Clique no link abaixo e tire suas dúvidas.

Curso Controle de Pragas e Doenças na Produção de Grãos

Comentar