Rehagro Blog
Gado de corte em confinamento

Cinética ruminal: o que é e qual a importância para o desempenho dos animais

É muito importante conhecermos a composição e digestibilidade dos alimentos, para formular dietas mais balanceadas que propiciem os animais expressarem o máximo do seu potencial produtivo.

Logo, a cinética ruminal pode ser descrita como a curva de desaparecimento de cada fração dos alimentos, e explica a relação entre ingestão, digestão e desempenho dos animais.

No vídeo do quadro especial do Rehagro “Por Dentro do Ensino”, o professor Dr. Danilo Milen explica que na medida que retiramos a forragem da dieta e aumentamos os níveis de concentrado, o volume ruminal diminui, e devido esse incremento nos níveis de concentrado temos mais nutrientes por quilo da dieta.

Esse aporte de substrato aumenta a fermentação e devido à redução no volume ruminal, proporcionalmente reduzimos a motilidade do rúmen, causando a queda na taxa de passagem e o aumento da degradação.

Pensando nisto, quando adotamos estratégias para desempenho máximo, muitas vezes são caracterizadas por fornecer aos animais dietas mais desafiadoras com altos níveis de concentrado, visando maximizar a quantidade de matéria seca dentro do rúmen e por isso, precisam de cuidados redobrados para não causar nenhum distúrbio digestivo.

É importante desenvolver o rúmen e a microbiota dos bezerros, pois quando esses forem submetidos a dietas com alto potencial fermentativo tenham papilas ruminais com capacidade de retirar os ácidos do rúmen rapidamente.

E-book Sistema Digestório dos bovinos

Então, o que dificulta o incremento de matéria seca na dieta dos animais?

 A motilidade ruminal. Logo, quanto menores os níveis de matéria seca, maior será o estímulo que a parede ruminal faz, quanto maiores os níveis de matéria seca menor será o estímulo, veja nas imagens abaixo.

Motilidade ruminal

Fonte: Professor Dr. Danilo Millen

Se destaque no mercado da pecuária de corte!

Transforme a propriedade em um negócio altamente lucrativo com a Pós-graduação em Produção de Gado de Corte do Rehagro. 

Desenvolva habilidades práticas e comprovadas em gestão, eficiência e sustentabilidade. 

Torne-se líder na pecuária de corte da sua região, aplicando técnicas validadas ao longo de duas décadas de consultoria. 

Não espere mais para maximizar seus resultados! 

Clique no link abaixo e dê o primeiro passo rumo a uma fazenda mais eficiente, sustentável e lucrativa.

Pós-graduação em Produção de Gado de Corte

Comentar